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IFPB apresenta resultados de projeto de iniciação tecnológica na Rede Federal

Instituição representou o Nordeste em evento promovido pelo IFES
por publicado: 31/08/2021 15h35 última modificação: 31/08/2021 15h35

Instituto Federal do Espírito Santo (IFES) realizou na segunda-feira (30) um evento virtual de apresentação dos resultados parciais dos projetos de iniciação tecnológica executados na Rede Federal, selecionados no Edital nº 03/2020. Clique aqui para acessar as apresentações.

Das sessenta propostas selecionadas no edital, que têm desenvolvido o primeiro acesso de estudantes a tecnologias como robótica, programação, internet das coisas, realidade virtual e impressão 3D (cultura maker), o IFPB representou o Nordeste ao ser convidado a apresentar os resultados parciais do projeto “Visual-3D: Experiências com Realidade Aumentada para a iniciação tecnológica de estudantes em escolas da rede pública do Semiárido Paraibano”.

O projeto, coordenado pelo professor Alexandre D´Andrea, busca promover a iniciação tecnológica por meio da capacitação teórico-prática de estudantes da rede pública de escolas do Cariri Paraibano, nas cidades de São José dos Cordeiros, Camalaú, Prata e Monteiro, através de atividades pedagógicas de caráter inovador e coordenadas para o uso de tecnologias digitais desenvolvidas através de aplicativos que utilizam Realidade Virtual e Realidade Aumentada.

“Estão sendo oferecidas oficinas com dinâmicas baseadas em Realidade Virtual e desenvolvimento de aplicativos para dispositivos móveis baseado em Realidade Aumentada, para a visualização de objetos e a imersão virtual em tópicos de interesse previamente cadastrados para fins de aprendizagem. O aplicativo, denominado Visual-3D, será composto por módulos específicos que aplicam a Realidade Aumentada para interações digitais do usuário com soluções tecnológicas específicas desenvolvidas para a resolução de problemas da região do Semiárido Brasileiro, em especial para aqueles relacionados à escassez de água e ao baixo aproveitamento de energia solar”, explica o professor.

Além de D´Andrea, participam do projeto o professor Petrônio Medeiros, os discentes Matheus Medeiros e Alysson Messias, e o parceiro social Arysttótenes Prata.

Verônica Rufino - Comunicação PROEXC

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