Você está aqui: Página Inicial > João Pessoa > Notícias > 2021 > 08 > “O IF me possibilitou experiências sensacionais, tanto no campo acadêmico como no social”

Conheça a história de João Pedro, aluno do curso técnico em Edificações
por publicado: 13/08/2021 12h12 última modificação: 16/08/2021 12h37

“Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção”. As palavras de Paulo Freire descrevem bem a trajetória de João Pedro Romagnoli, enquanto aluno do curso Técnico em Edificações do campus João Pessoa.

O paulista João Pedro mora em João Pessoa desde 2014. Acostumado a mudar cidade, algumas vezes por questões relacionada ao trabalho dos pais, o estudante enfrentou na adolescência o desafio de iniciar o ensino médio em uma nova região.

Para ajudar na sua adaptação e com foco no seu crescimento, o estudante procurou se envolver em diversos tipos de atividades, desde o primeiro ano de curso. “Eu era muito tímido, resguardado, no IFPB tive oportunidade de falar em público, de publicar artigos, organizar eventos e isso foi muito especial para mim”.

Com orgulho das suas publicações, ele conta que dos projetos mais especiais é o ‘Imprimindo Saberes’, que consiste no desenvolvimento de uma nova metodologia de ensino para a disciplina Desenho Básico e Técnico, criado com ajuda de outros colegas e sob orientação da professora Marcela Sarmento. “Já publicamos três artigos sobre o projeto, faltando apenas testar em sala de aula”, acrescentou.

Foi no período da pandemia, que ele enfrentou as maiores dificuldades durante sua vida como estudante. Para o aluno, lidar com o isolamento durante a pandemia, a enxurrada de trabalhos do último ano do curso, TCC e a preparação para o Enem não foi fácil. “Além disso, a gente fica ansioso dentro de casa, esperando pela vacina e preocupado com a pandemia, sem saber o que vai acontecer. Mas acredito que estamos conseguindo passar por isso”.

Prestes a concluir o curso técnico, João Pedro vai dar continuidade aos estudos, em busca da realização do seu sonho de ser engenheiro civil. Do IFPB, vai ficar a saudade das aulas de educação física, do contato com os colegas e da troca de experiência com os professores. “O IF foi fundamental para a formação da minha personalidade, pois me possibilitou experiências sensacionais, como conseguir tanto no campo acadêmico como no social”.

Comunicação, Cerimonial e Eventos