Você está aqui: Página Inicial > João Pessoa > Notícias > 2021 > 07 > Ricardo Peixoto realiza oficina sensorial e exposição fotográfica no IFPB

Ricardo Peixoto realiza oficina sensorial e exposição fotográfica no IFPB

Ações fazem parte do Prêmio IFPB de Artes Visuais
por publicado: 14/07/2021 16h57 última modificação: 14/07/2021 16h57

O fotógrafo, curador e arte-educador Ricardo Peixoto realiza, nos próximos dias 19, 23, 24 e 26 de julho, uma oficina cultural com estudantes e servidores do IFPB. Intitulada “CUTuCA os ZOI – LABORATÓRIO SENSORIAL da IMAGEM”, a ação acontece de forma virtual.

As inscrições para a oficina são gratuitas e acontecem até o dia 19 de julho, através deste link. As vagas são limitadas, sendo: 15 destinadas a estudantes do Campus João Pessoa; 05 vagas para servidores lotados em quaisquer campi do IFPB e 01 estudante por campus. A seleção será realizada por ordem de inscrição.

Serão abordados conceitos, práticas e experimentos da percepção sensorial do olhar fotográfico em suas possibilidades de estudo e investigação. A carga horária é de 8 h/a. Mais informações podem ser obtidas através do e-mail: caace.jp@ifpb.edu.br.

“A oficina é um momento especial de conexão, diálogos e encontros para troca de saberes e experimentação visual através das sensações, emoções e sentimentos. O laboratório convida os participantes a se mexer, pensar, sentir e ver de dentro para fora, sem julgamentos, mas com a pulsação do coração”, relata o artista visual.

Paralelamente à oficina, também será realizada uma exposição fotográfica. A partir da próxima quarta-feira (21), os moradores de Jaguaribe e frequentadores da tradicional feira do bairro poderão apreciar “Cabeça de Lagartixa”,  também de Ricardo Peixoto. As fotografias ficarão expostas na lateral externa do IFPB Campus João Pessoa até o dia 30 de julho.

“É um trabalho multimídia, que traz conceitos do grafite, lambe lambe, colagens, pensamentos e ditos populares - tudo que me cerca e me fascina enquanto linguagem e expressão”, explica Ricardo.

Segundo o diretor de Cultura do IFPB, George Glauber, a exposição visa contribuir para o aumento do repertório simbólico não apenas dos estudantes e servidores da instituição, mas também das pessoas da comunidade externa, por meio da fruição e da ampliação do olhar artístico na fotografia. “A ideia é impactar também as pessoas das comunidades circunvizinhas que circulam  diariamente na localidade, bem como a população em geral que se desloca semanalmente para a feira e outras pessoas transeuntes”.

As atividades fazem parte do Prêmio IFPB de Artes Visuais (PAV), uma ação do Programa de Ação Cultural da Pró-Reitora de Extensão e Cultura, através da Diretoria de Cultura, em parceria intersetorial com a Coordenação de Arte do Campus João Pessoa. Em sua edição 2020, Ricardo Peixoto foi o grande homenageado do Prêmio.

"Essas atividades objetivam uma vivência artística e formativa através da obra e da experiência de Ricardo. Elas contribuem com o fomento da produção de artes visuais, o incentivo à expressão artística e o estímulo à criatividade e à poética artística contemporânea, gerando uma visibilidade das transformações a partir de ações de extensão, cultura e artes do IFPB", finaliza a coordenadora de Área de Artes, Cultura e Eventos do Campus João Pessoa, Idália Sousa.

Verônica Rufino - Comunicação PROEXC