Você está aqui: Página Inicial > João Pessoa > Notícias > 2021 > 04 > Mais de 150 estudantes do IFPB Campus João Pessoa foram aprovados no Sisu e outros vestibulares

O resultado positivo é fruto da dedicação dos estudantes e do ensino de qualidade da instituição
por publicado: 29/04/2021 11h35 última modificação: 29/04/2021 11h35

Mesmo diante do cenário novo e desafiador da pandemia, que provocou uma mudança nas aulas, os estudantes do IFPB Campus João Pessoa conquistaram um resultado positivo no Sisu e em outros vestibulares. Para a aprovação de 155 discentes, o ensino de qualidade aliado à dedicação dos alunos foram elementos fundamentais.

Sensação de dever cumprido misturada com alegria. Assim muitos estudantes descrevem a emoção de ver seu nome nas listas de aprovação. “Eu devo essa aprovação acima de tudo, a Deus e minha família. Me sinto muito feliz por ter conseguido essa aprovação apesar de o cenário não ter sido tão favorável de uma forma geral. Ter essa grata notícia me deixou com ótimas expectativas para o futuro”, refletiu Marya Eduarda Muniz, estudante de Instrumento Musical que obteve 980 pontos na redação.

A estudante de Contabilidade, Rebeca dos Santos Bezerra, que conquistou o 1º lugar em no curso de Ciências Contábeis da UFPB, confessa que foi bem difícil manter a rotina de estudos durante a pandemia. “Ver o resultado de tanta dedicação durante o ano passado e também no decorrer da minha trajetória escolar, foi a coroação de um sonho, o qual não foi fruto apenas do meu esforço, mas também do dos meus pais”.

Lucas Meira, estudante de Eletrotécnica que conquistou uma vaga em Medicina, um dos cursos mais concorridos da UFPB, também considerou um desafio manter o ritmo de estudos durante a pandemia. “O ano de 2020 não foi fácil. Estudar em meio ao caos e à insegurança instaurados foi uma prova de resignação e constância. Me sinto aliviado por ter passado por essa fase e muito feliz pelas oportunidades que terei daqui em diante”, reflete.

As estratégias para obter a tão sonhada aprovação foram variadas, mas o principal ponto para os estudantes foi adaptar e organizar o cronograma de estudos à situação pela qual estavam passando. Além disso, Rebeca reforça que foi fundamental saber dividir bem o tempo quando as aulas retornaram de forma remota, pois os estudantes tiveram que equilibrar a preparação para o Enem com a elaboração Trabalho de Conclusão de Curso-TCC.

Com a volta das atividades de ensino não presenciais e o contato com os professores, Marya Eduarda conta que conseguiu esclarecer algumas dúvidas e fazer as atividades propostas pelos docentes com foco no Enem. “Para mim, o diferencial para ter alcançado 980 pontos na redação foi a prática. Entender a estrutura e dinâmica de um texto é muito importante, mas colocar esses conhecimentos no papel é fundamental, com isso você percebe os seus erros e pode melhorar gradativamente”, revelou.

Já Lucas conta que sua preparação começou em 2019, quando começou a fazer cursinho de redação e matemática. “Com a pandemia, segui estudando online, e não parei até o Enem. Com o isolamento passei a ter mais tempo para estudar, enquanto o IFPB se articulava para começar o ensino remoto. Disciplina para estudar em casa foi fundamental para conseguir manter os estudos e o foco”, reforça o discente.

Os três estudantes destacam a participação do IFPB na conquista, como a escolha do curso superior. Rebeca afirma que optou por Ciências Contábeis após ter feito o curso técnico de Contabilidade, o que lhe deu a certeza de que deveria continuar o estudo na área no Ensino Superior.

Além do ensino, a instituição contribuiu para a formação cidadã e pessoal dos estudantes. “O IFPB foi muito importante para mim não apenas na aprovação, mas na vida. Trago muitas lembranças boas, amizades duradouras e experiências. Com certeza o IF faz parte da minha trajetória até essa aprovação, com professores capazes e profissionais que buscam ajudar e incentivar seus alunos a serem melhores”, frisa Marya Eduarda.

A estudante agradeceu aos professores pelo comprometimento e “em especial ao professor de português Sérgio Filho, que foi muito dedicado e preocupado com a redação do Enem em suas aulas e, claro, tem sua participação na nota que obtive”.

O apoio dos docentes também é um dos fatores que Lucas Meira agradece ao Instituto Federal da Paraíba e credita ao bom resultado que teve. Ele destaca entre docentes o professor Walfrido, de matemática, que se dedicou “arduamente para que tivéssemos uma boa preparação”.

“O IFPB contribuiu em vários aspectos. Apesar de ser uma escola focada na formação de técnicos e bons cidadãos, tive o apoio de muitos mestres para que eu pudesse ter um bom resultado no Enem. Além disso, a maturidade e autoconfiança que construí na escola foi fundamental para a minha calma e tranquilidade no dia da prova”, completou Lucas.

O chefe do Departamento de Educação Profissional-DEP, professor Marcílio Carneiro Dias afirma que a comunidade acadêmica do IFPB recebeu com muita felicidade a notícia da quantidade expressiva de aprovações no Sisu e outros vestibulares. Para o docente, o bom resultado trouxe o sentimento de realização e refletiu a superação de todos nesse processo.

“Foi preciso que todos nós, estudantes, professores, famílias, servidores, gestores e outros envolvidos no processo educacional, nos estruturássemos e nos adaptássemos a uma realidade que esta geração jamais vivenciou. Aos estudantes, ficam os parabéns muito especial e o desejo de muita saúde e muito sucesso nesta nova etapa de suas trajetórias”, finalizou o gestor.

Comunicação, Cerimonial e Eventos