Você está aqui: Página Inicial > João Pessoa > Notícias > 2021 > 04 > IFPB conquista primeiro registro de patente de Desenho Industrial com Prancheta DI

Destaque

IFPB conquista primeiro registro de patente de Desenho Industrial com Prancheta DI

O equipamento substitui a régua paralela ou a régua T e é fabricado com material de baixo custo
por publicado: 29/04/2021 11h05 última modificação: 04/05/2021 10h27

A Prancheta DI, projeto desenvolvido por professores do curso superior de Tecnologia em Design de Interiores do IFPB campus João Pessoa, obteve o primeiro registro de patente de Desenho Industrial da instituição. A conquista veio para coroar anos de pesquisas dos professores Aarão Pereira de Araújo Júnior, José Nivaldo e Rafael Ponce, e de esforço para proporcionar aos alunos uma ferramenta útil e versátil, de baixo custo, para a realização dos desenhos técnicos. 

O projeto nasceu durante a pandemia, tendo em vista que muitos alunos não possuem prancheta ou mesmo um espaço adequado para a prática do desenho em casa. “A prancheta DI veio para suprir essa lacuna e proporcionar igualdade e acessibilidade aos alunos”, comentou Aarão. 

Para o professor, além da importância do registro de patente de Desenho Industrial para a instituição, a conquista pode incentivar o desenvolvimento de ações similares, diante do quadro excelente de pesquisadores do IFPB.  A partir de agora, o grupo de professores irá dialogar com gestores de outros campi do IFPB afim de disponibilizar a prancheta para todos os cursos que necessitem da ferramenta para as aulas. 

O Diretor Geral do IFPB campus João Pessoa Neilor Cesar dos Santos agradeceu o trabalho pedagógico, dedicado, zeloso e transformador dos professores, que oportunizam crescimento não só profissional, mas também de cidadania aos nossos estudantes.  “A busca inovadora por soluções didático/pedagógica de fácil acesso aos nossos estudantes, tem um significado muito grandioso, num momento em que o país "escancarou" as portas da desigualdade a necessidade do respeito a inserção dos mais vulneráveis neste processo de engrandecimento humano nos enche de muita alegria”.

Outras instituições já mostraram interesse no projeto. A coordenadora do curso técnico em Design de Móveis da Escola Técnica Estadual Erenice Cavalcante de Bayeux, por exemplo, já solicitou o projeto da prancheta para confecção e uso por parte de seus alunos. 

A prancheta DI é feita de chapa MDF de 6mm de espessura e é resistente a umidade. Seu sistema inédito de réguas fixas permite o desenho de diversos ângulos e linhas paralelas e perpendiculares, com o auxílio dos esquadros, podendo ser utilizados formatos A3 e A4. O processo de fabricação conta com corte à laser e montagem manual e custo de cada prancheta ficou orçado em R$ 10,00.

 

Comunicação, Cerimonial e Eventos

registrado em: