Você está aqui: Página Inicial > João Pessoa > Notícias > 2020 > 12 > IFPB produz e distribui kits de limpeza a comunidades carentes da capital

Noticia

IFPB produz e distribui kits de limpeza a comunidades carentes da capital

Até agora, 150 kits foram entregues em instituições como a Vila Vicentina, União Espirita Casa da Vovozinha e Abrigo do Amém
por publicado: 10/12/2020 11h12 última modificação: 10/12/2020 11h20

O Instituto Federal da Paraíba continua desenvolvendo ações de enfrentamento da pandemia. Na capital, um grupo de alunos do curso de Licenciatura em Química vem atuando na produção e distribuição de saneantes em comunidades carentes. 

O projeto surgiu das recomendações da OMS, sobre o fornecimento de água potável, saneantes e orientações de higiene, para proteger as pessoas saudáveis durante todos os surtos de doenças infecciosas. A ação é desenvolvida pelos estudantes de Licenciatura em Química Jéssica Soares de Queiroz, Vilhena Letícia Silva Santos e Ricardo França Alves, sob orientação da professora Andréa de Lucena Lira. 

Até agora, 150 kits foram distribuídos em instituições como a Vila Vicentina, União Espirita Casa da Vovozinha, Abrigo do Amém e mais 350 ainda serão distribuídos até o Natal, na comunidade São Rafael. Além dos kits, 100 cestas básicas também foram doadas. 

O projeto contou com apoio financeiro de R$3 mil reais para aquisição dos materiais e R$2 mil para bolsas aos alunos extensionistas. Os estudantes também doaram parte de suas bolsas para aquisição de materiais complementares dos kits, que são compostos por detergente, água sanitária, desinfetante e álcool 70%. 

A bolsista Jéssica, estudante do 5º período, acredita que está cumprindo com seu papel como cidadã, quando doa parte dos seus conhecimentos teóricos e práticos em favor do bem comum, nesta época de pandemia. “Mesmo não conseguindo alcançar todos com o nosso projeto, temos a sensação de que fizemos tudo que estava ao nosso alcance e, dentro das nossas possibilidades, suprimos parte das necessidades e do descaso que sofrem as populações periféricas. Afirmamos assim, que a educação, os conhecimentos técnicos científicos podem e devem ultrapassar os limites da sala de aula, transformando-se em ações que beneficiem a coletividade”. 

Para a professora Andréa, suprir as necessidades de famílias menos favorecidas é um compromisso institucional do IFPB, quando produz conhecimento significativo para a superação das desigualdades sociais existentes. “O IFPB procura cumprir sua missão de acompanhar as demandas da sociedade, desenvolvendo competências técnicas, humanistas e interpessoais nos alunos, além de explorar temas e conceitos vinculados à área de formação através de uma oportunidade de viver uma experiência construtiva que se distancia do formato didático tradicional, desenvolvendo mais autonomia nos estudos e vivências pessoais”.

 

Comunicação, Cerimonial e Eventos

registrado em: