Você está aqui: Página Inicial > João Pessoa > Notícias > 2020 > 11 > Docente de Design de Interiores tem artigo premiado em evento nacional

Noticia

Docente de Design de Interiores tem artigo premiado em evento nacional

O trabalho do professor Rafael Ponce ficou entre os três melhores da categoria Conforto Ambiental e Eficiência Energética
por publicado: 13/11/2020 10h15 última modificação: 13/11/2020 10h15

O artigo “Avaliação do potencial de resfriamento evaporativo indireto no clima quente e úmido e semi-árido" elaborado pelo professor de Design de Interiores Rafael Ponce foi um dos premiados no XVIII Encontro Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído – ENTAC 2020. O encontro, que ocorreu de 04 a 06 de novembro, é um dos eventos acadêmicos nacionais mais importantes na área de tecnologia da construção.

O trabalho, que fez parte do grupo Conforto Ambiental e Eficiência Energética do ENTAC, é fruto da primeira etapa do projeto de doutorado do docente do IFPB que está pesquisando a viabilidade de utilizar o resfriamento evaporativo indireto na Paraíba. A ideia é utilizar esse sistema como estratégia para resfriar os ambientes internos de forma passiva, sem consumo de energia elétrica, nas diferentes zonas climáticas existentes no estado paraibano.

“Por se tratar de uma pesquisa ainda em etapa inicial, fiquei bastante surpreso e feliz com o reconhecimento do trabalho, o que me dá bastante motivação para continuar o desenvolvimento da pesquisa”, destacou Rafael. O trabalho conta com orientação da professora Solange Leger da UFPB e colaboração do docente venezuelano Eduardo González Cruz, professor visitante da UTFPR, que é referência na área de sistemas de resfriamento evaporativo indireto.

 

Comunicação, Cerimonial e Eventos do IFPB Campus João Pessoa

registrado em: