Você está aqui: Página Inicial > João Pessoa > Notícias > 2020 > 10 > Estudantes do IFPB e UFPB conquistam etapa nacional do Rally Latinoamericano de Innovación

A competição internacional ocorreu nos dias 02 e 03 de outubro
por publicado: 09/10/2020 10h23 última modificação: 09/10/2020 10h23

Os estudantes do Curso de Engenharia Elétrica Kamilly Carvalho e Suetone Carneiro junto com os alunos da UFPB Humberto Bisneto (Engenharia de Materiais) e Alexandre Lázaro (Engenharia de Energias Renováveis) conquistaram as etapas sede e nacional do Rally Latinoamericano de Innovación. O evento ocorreu nos dias 02 e 03 de outubro, de forma virtual, reunindo competidores de oito países: Argentina, Brasil, Chile, Colombia, El Salvador, México, Nicaragua e Uruguai.

Com o objetivo de promover a inovação entre estudantes universitários, a competição contou com mais de 6300 participantes, de 115 sedes, que formaram 796 times. A equipe Conexão Paraíba representou o Brasil, o estado, o IFPB e a UFPB no Rally, venceu as duas primeiras etapas e ficou entre as oito melhores equipes do evento.

Os participantes tiveram 28 horas para apresentar uma solução inovadora para algum dos problemas propostos. “Ao final, cada equipe enviou um relatório descrevendo a solução encontrada, explicando o potencial de inovação da proposta, impactos sociais e/ou ambientais e como a proposta solucionava a problemática. Também tivemos que elaborar um vídeo apresentando a solução”, explica Humberto. Confira o vídeo neste link.

Todos integrantes da equipe Conexão Paraíba estão no primeiro semestre dos cursos de Engenharia e participaram pela primeira vez de uma competição de inovação como o Rally. Humberto, Kamilly e Alexandre foram alunos do curso Técnico em Eletrônica e como já se conheciam, o entrosamento ajudou na realização das atividades da competição.

Além dos conhecimentos técnicos a competição exigia outras habilidades como: liderança, trabalho em equipe, criatividade, organização e administração do tempo de trabalho, entre outras. O Rally Latinoamericano de Innovación também proporcionou a troca de experiência com estudantes de outros países. “Tivemos um momento de interação com uma equipe do México, em que ocorreu uma troca de conhecimentos positiva”, comentou Kamilly Carvalho.

Para os estudantes a experiência foi enriquecedora e agregou mais conhecimentos. “Era preciso pensar fora da caixa, pensar em ideias inovadoras e, com certeza, nossa formação no curso técnico em Eletrônica contribuiu muito para isso. As disciplinas de formação geral também tiveram importante papel na nossa trajetória, especialmente a disciplina de empreendedorismo”, afirmou Humberto Bisneto.

“O IFPB contribuiu muito para a minha formação individual que resultou nessa conquista da etapa nacional do Rally Latinoamericano de Innovación. Foi muito emocionante representar essa instituição que marcou a minha vida, principalmente por meio de alguns professores da instituição, que sempre foram incentivadores da nossa evolução com estudantes e como indivíduos”, completou Kamilly Carvalho.

Comunicação, Cerimonial e Eventos