Você está aqui: Página Inicial > João Pessoa > Notícias > 2020 > 08 > Atuação estudantil está cada vez mais relacionada à cidadania

Atuação estudantil está cada vez mais relacionada à cidadania

No dia do Estudante, confira o relato de alunos do IFPB engajados em ações sociais durante a quarentena
por publicado: 11/08/2020 12h04 última modificação: 11/08/2020 15h18

Em 11 de agosto é comemorado o Dia do Estudante, data que para o IFPB Campus João Pessoa é motivo de celebração. Ao longo de sua história, o instituto testemunhou a cada geração o protagonismo de seus estudantes. Não seria diferente, nessa época de incertezas.

Em meio a diversos tipos de crises, a formação voltada para cidadania é mais do que nunca necessária e deve ultrapassar as paredes da instituição e ser projetada para a sociedade. Os nossos estudantes têm mostrado que estão atentos às necessidades da sociedade e buscam atuar de maneira a melhorar a vida das pessoas.

Para Alisson Xavier, que cursa licenciatura em Química, a oportunidade de promover mudanças sociais começou em alguns projetos de extensão que se envolveu. Durante a pandemia as ações sociais se intensificaram para atender as necessidades das comunidades onde ele atuou como extensionista do IFPB.

“A vida nos proporciona trilhar caminhos que nos levam a encontros inimagináveis, com pessoas, situações e até mesmo com propósitos. E o melhor de tudo isso, é ter uma boa história para contar”, afirma o estudante ao compartilhar um pouco do que tem vivenciado nas últimas semanas.

Em conjunto com colegas de diversas áreas, Alisson está desenvolvendo o Projeto Amigos em Ação - PB, com o objetivo de beneficiar comunidades em vulnerabilidade econômica e social. Para isso, eles distribuem sopas, kits de higiene pessoal e de limpeza, roupas, agasalhos, enxovais para bebê, utensílios domésticos, móveis e eletrodomésticos.

As ações estão chegando a comunidades de João Pessoa e de cidades próximas como Bayeux, Cabedelo, Conde, Santa Rita e Baía da Traição. “Nosso trabalho já alcançou pessoas em situação de rua, exilados venezuelanos, comunidades tradicionais (indígenas) e acampamentos”.

O estudante acredita que o IFPB, por meio da tríade de ensino, pesquisa e extensão, consegue despertar nos discentes a vontade de se engajar em ações que melhorem a vida das comunidades em que estão inseridos, de alguma forma. “Enquanto aluno, eu não conseguiria passar por essa pandemia, por essa quarentena sem ter um olhar humanizado para com as pessoas e tudo isso a gente aprendeu no IFPB”, reflete.

O projeto também conta com a colaboração de professores do IFPB, que estão doando dinheiro, roupas e alimentos. “É uma felicidade ver, como aluno, que tem esse tipo de atitude no instituto”. O estudante finaliza dizendo que também estão ajudando pessoas que trabalham com animais de rua, por meio de uma parceria com uma loja de produtos para pet, que doa ração para gato e cachorro.

Nesses meses de atuação, o projeto conseguiu entregar cerca de meia tonelada de alimentos e mais de mil kits de higiene. Alisson ressalta que qualquer pessoa pode ajudar, contribuindo com materiais ou recursos financeiros, recolhendo doações, participando da produção do sopão e confecção das cestas básicas. Outra forma de ajudar é compartilhar o perfil do projeto no Instagram @projetoamigosemacao.pb, para que mais pessoas possam se engajar na ação.

Ação social com famílias da própria comunidade

Sanaira Feitoza, estudante do curso técnico subsequente em Secretariado, junto com amigos de sua comunidade religiosa, percebeu que famílias da Paróquia Nossa Senhora das Graças de Várzea Nova, em Santa Rita-PB, estavam passando por dificuldades durante a quarentena.

Muitos eram vendedores ambulantes ou feirantes e, devido ao isolamento social, não estavam conseguindo o sustento para a família. Nesses últimos meses, a discente e seus amigos já realizaram duas ações para arrecadação de doações e no total conseguiram doar cerca de 40 cestas básicas, além de material de higiene.

“A gente viu a felicidade das pessoas que receberam. Ao nosso olhar foram poucas cestas, mas para as pessoas que receberam foi de grande ajuda e a gente ficou muito feliz com isso”, contou entusiasmada. “A minha perspectiva como estudante, como cristã e como pessoa, é de viver para fazer o bem ao outro, de dar o pouco que tenho para ajudar pessoas que não têm”, completa Sanaira.

Comunicação, Cerimonial e Eventos