Você está aqui: Página Inicial > João Pessoa > Notícias > 2020 > 07 > Saudável, prazeroso e econômico: as vantagens de ter sua própria horta em casa

Noticia

Saudável, prazeroso e econômico: as vantagens de ter sua própria horta em casa

Confira algumas dicas de como cultivá-las em pequenos espaços
por publicado: 23/07/2020 12h53 última modificação: 23/07/2020 13h14

Nesta época de isolamento social, muita gente sente falta do contato com a natureza, de sentir o cheiro da terra e das plantas. Uma boa alternativa até para quem mora em apartamento é criar sua própria horta em casa. Além do bem estar, elas ainda podem gerar economia, fornecendo temperos que são utilizados no dia a dia. 

O professor da área de Geografia e Meio Ambiente do IFPB, Ismael Araújo, explica que as hortas podem ser cultivadas em pequenos espaços ou até mesmo em janelas, que recebam ao menos três horas de luz solar diariamente. Os gastos com sementes também é baixo. Um pacotinho custa em torno de R$3 e, para ambientes pequenos, bastam apenas 3 pacotinhos de sementes, cada um de uma hortaliça diferente. Neste link, você encontra ideias de como fazer a sua horta.

Economia também na hora de escolher o vaso. “O vaso pode ser reaproveitado, ou seja, uma garrafa de detergente bem lavada, uma garrafa PET, ou qualquer outro objeto que tenha uma profundidade de apenas 10 a 15 centímetros. No início, o ideal é comprar o adubo. Com o tempo, a pessoa vai aprendendo produzir adubo em casa em pequenos potes, sem gerar mal cheiro. Se a pessoa colocar um recipiente para reter a água quando ela sair pelo fundo do vaso, até o custo com água será reduzido para quase nada”, acrescentou o professor.

O docente recomenda plantar hortaliças folhosas como alfaces, coentros e couves, e hortaliças frutas, como os tomates convencionais ou os tomates cerejas, pois o resultado é rápido e a planta também ornamenta o espaço. Ele destaca que há variações dessas espécies de plantas resistentes a ambientes como muito ou pouco sol, ficando fácil de encontrar uma que se adeque à sua casa. Clique aqui para saber mais.

Além de contribuir para a economia na hora de fazer a feira, cultivar sua própria horta também colabora para uma alimentação mais saudável, livre de agrotóxicos. Atualmente, mais de 500 tipos de pesticidas estão liberados para o uso na agricultura brasileira e um dos campeões em quantidade recebida é o tomate. Pimentão, alface, couve e cenoura também apresentam altos índices de resíduos de agrotóxicos.

Outra vantagem é o bem estar que a horta pode trazer, ainda mais nesta época de confinamento. Professor Ismael ressalta que além de terapêutico, o plantio também pode ser visto como um espaço de interação entre a família. “Podemos também entender a horta como um ambiente para o encontro e diálogo da família, tendo em vista que as pessoas, até pouco tempo atrás, se encontravam na mesa ou em frente a TV. Com o advento do fast food e das novas mídias, estes ambientes de encontro da família em casa estão ultrapassados”.

Para os encontros serem ainda mais especiais, uma dica é cultivar a horta com plantas para chás, que podem ser consumidos à qualquer hora, durante uma boa conversa com amigos ou familiares.

 

Comunicação, Cerimonial e Eventos

registrado em: