Você está aqui: Página Inicial > João Pessoa > Notícias > 2019 > 11 > Pesquisas do IFPB são apresentadas no XIV Simpósio Brasileiro de Automática - SBAI 2019

Noticia

Pesquisas do IFPB são apresentadas no XIV Simpósio Brasileiro de Automática - SBAI 2019

Os artigos foram produzidos por professores e estudantes do Campus João Pessoa
por publicado: 08/11/2019 10h03 última modificação: 08/11/2019 10h03

Quatro artigos desenvolvidos por docentes e discentes do IFPB Campus João Pessoa foram aprovados e apresentados no XIV Simpósio Brasileiro de Automática - SBAI 2019. O evento ocorreu na cidade de Ouro Preto-MG, entre os dias 27 e 30 de outubro. Alguns artigos foram produzidos em parceria com pesquisadores de outras instituições: UFAL, UFPB e UFSC.

Neste ano a programação contou as apresentações de artigos; mesas redondas com os temas Indústria 4.0 e a relação entre os Mestrados Profissionalizantes e as empresas; competição de robótica; minicursos; e palestras com os diversos temas envolvidos no congresso: Robótica, Automação, Sistemas de Controle, Gerenciamento de Energia, entre outros.

O SBAI é promovido pela Sociedade Brasileira de Automática (SBA) e é um dos eventos mais importante do país nas áreas de Automação, Sistemas de Controle, Sistemas Inteligentes, Robótica e Microrredes de Energia. A edição de 2019 teve 580 artigos, de162 instituições de pesquisa do Brasil e do exterior, aprovados.

“Eventos organizados por instituições científicas brasileiras tais como a SBA, podem alavancar possíveis projetos em parcerias com outras instituições sejam elas nacionais e internacionais, consolidando a pesquisa e o ensino do IFPB”, destaca o professor do IFPB Ademar Gonçalves, que apresentou três artigos no congresso. O docente faz parte do grupo de pesquisa do Laboratório de Instrumentação, Sistemas de Controle e Automação (LINSCA) do IFPB Campus João Pessoa.

Ademar, que também é o coordenador técnico da área de Educação em Engenharia da SBA, ressalta que congressos como SBAI 2019 são importantes por promoverem a troca de experiências e a atualização de conhecimento, entre os participantes.

O quarto artigo do IFPB aprovado no congresso foi produzido pelos professores Márcio Ugulino e Luciana Oliveira, ambos da Unidade Acadêmica de Informática.

 

Comunicação Social, Cerimonial e Eventos do IFPB Campus João Pessoa

registrado em: