Você está aqui: Página Inicial > João Pessoa > Notícias > 2019 > 05 > Dia D de Saúde no Campus promove ações de cuidado e bem-estar para servidores e estudantes

As atividades fazem parte das comemorações do Dia Nacional do Serviço de Saúde
por publicado: 21/05/2019 14h37 última modificação: 21/05/2019 14h37

Promover o e cuidado com a saúde, bem-estar e relaxamento foi a proposta do Dia D de Saúde no Campus, evento organizado pela Coordenação de Promoção Social e Qualidade de Vida do DGDP do Campus João Pessoa. As atividades desenvolvidas ontem (20) fazem parte da comemoração em alusão ao Dia Nacional do Serviço de Saúde (27 de maio).

Foram realizados atendimentos especializados, workshops e oficinas com vários parceiros internos e externos, como: a Faculdade Santa Emília de Rodat, o Grupo Supera, o Gabinete Médico e Odontológico, o Centro de Testagem e Aconselhamento, o Espaço Equilíbrio do Ser e o Departamento de Biotecnologia da UFPB/JP.

Para o estudante de Contabilidade George Monteiro os atendimentos e informações passadas foram muito importantes, porque muitas vezes as pessoas não têm tempo de cuidar da saúde e ter acesso a isso dentro da instituição facilita a vida de estudantes e servidores. Dentre os serviços oferecidos, o aluno destacou o serviço de testagem rápida para HIV, sífilis, hepatite B e C.

“Nunca tinha feito e acho de suma importância os alunos fazerem, para dar prioridade a sua saúde e conhecer seu corpo”. George também disse que além de rápido, o teste não dói e é sigiloso. “Isso traz segurança para você. Achei super maravilhoso”, finalizou.

Sara Lucrécia, enfermeira do SAE/CTA (Centro de Testagem e Aconselhamento), disse que o centro costuma fazer ações em locais como o IFPB, onde há presença maior de jovens e adolescentes, já que a faixa etária de 17 a 26 anos é a que tem maior incidência do número de casos de HIV e sífilis.

“A gente leva o serviço para fora da unidade de atendimento com o intuito de orientar os jovens da importância do uso do preservativo e também de saber sua sorologia, porque essas doenças são assintomáticas, ou seja, no início não apresentam nenhum sintoma”, explicou Sara Lucrécia. A testagem rápida tem duração de 10 a 15 minutos desde a coleta até a entrega do resultado e é feita de maneira sigilosa, para que a pessoa se sinta segura ao receber o exame.

Quem não fez os testes na ação de ontem (20) pode se dirigir ao Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), localizado na Policlínica Municipal de Jaguaribe, antigo PAN de Jaguaribe, ao lado do Hospital Infantil Arlinda Marques. Não é preciso encaminhamento médico, basta apresentar o cartão do SUS e um documento com foto. O atendimento é realizado das 07h às 16h.

Também foram realizadas atividades de bem-estar e saúde mental desenvolvidas por integrantes do espaço Equilíbrio do Ser da prefeitura de João Pessoa. Vânia Moura, terapeuta integrativa (massoterapia, aromas, floral e yoga) realizou uma Vivência de Integração de Equipe e Relaxamento.

“Trabalhamos a integração de equipe e ao mesmo tempo as emoções individuais de cada pessoa, fazendo relaxamento e meditação, porque quando as pessoas entram no estado de introspecção e contato consigo mesmo, reconhecem a importância desse cuidado”, frisou Vânia.

Josinte Nóbrega bibliotecária do Campus João Pessoa aprovou as ações voltadas para saúde e bem-estar da comunidade interna. “Participei das instruções sobre higiene bucal e sobre equilíbrio do ser. Achei muito interessante, porque a gente relaxou no ambiente de trabalho”. Ela acredita que esse tipo de iniciativa ajuda até a melhorar a qualidade do trabalho desenvolvido no campus.

Outros serviços que chamaram a atenção foram as orientações de higiene bucal dadas pelos profissionais do gabinete odontológicos, os odontólogos Paulo Germano e Lenira Arcanjo; a verificação de pressão arterial e tipagem sanguínea pela equipe da Faculdade Santa Emília de Rodat; e os workshops realizados pelo Departamento de Biotecnologia da UFPB/JP, que distribuíram repelentes naturais, sabão vegetal e alimentos saudáveis e sustentáveis.

Comunicação Social do IFPB Campus João Pessoa