Você está aqui: Página Inicial > João Pessoa > Notícias > 2019 > 05 > Cerimônia da posse de novos gestores homenageia professor Washington César

Cerimônia da posse de novos gestores homenageia professor Washington César

Palavras de gratidão marcaram a manhã de despedidas e boas-vindas
por publicado: 02/05/2019 14h56 última modificação: 03/05/2019 10h39

Com a voz embargada, o diretor-geral Neilor Cesar dos Santos iniciou a manhã de homenagens ao professor Washington César de Almeida Costa, que se despediu da Diretoria do Desenvolvimento do Ensino (DDE) e da sua atividade como professor, aposentando-se após 30 anos de serviço público.

Neilor relembrou alguns momentos da trajetória marcada por amizade e profissionalismo e elogiou a assertividade, a paciência e objetividade com que Washington sempre demonstrou à frente da DDE. “Gostaria de agradeceu por você ter aceito o convite, na época, de compor a gestão e por tudo que proporcionou a mim e a quem teve o prazer de trabalhar com você. Obrigada pelo carinho, dedicação e esforço ao longo dessa caminhada”.

As conquistas do professor Washinton, a exemplo da implantação do Conselho de Ensino e Extensão do IFPB (CEPE) e de todo trabalho voluntário que desempenhou a frente de comissões eleitorais, foram lembradas pela Pró-Reitora de Ensino, Mary Roberta Meira Marinho. Apesar dos anos de dedicação e excelência no trabalho, Mary acredita que a amizade é o quesito que mais vai fazer falta. “A lacuna como gestor vai ser preenchida, mesmo que de forma diferente, mas a lacuna como amigo, essa vai ficar”, complementou.

Para Nicácio Lopes, reitor do IFPB, Washington é um grande ser humano e exemplo de educador para as novas gerações. Resgatando momentos da sua atividade docente, Nicácio mostrou sua gratidão em nome da Rede Federal pelo comprometimento do professor com a educação e o interesse público. “Ele foi um arquiteto de ações benévolas que foram executadas em prol da dignidade da juventude da Paraíba, do Nordeste e do nosso país. Os aplausos são da Rede Federal para esse grande personagem”.

Muito emocionado, o professor Washington ofereceu seus sinceros agradecimentos as pessoas que conviveram diariamente e fez um agradecimento especial ao professor Neilor, por convida-lo a integrar sua equipe, mesmo sem nenhuma experiência como gestor. Parabenizou os novos gestores e mostrou estar confiante de que eles executarão o trabalho de forma brilhante. “Eu não tenho a menor dúvida, porque eles já demonstraram isso. São pessoas sensíveis, inteligentes e que têm vontade de fazer o melhor. Eu sempre digo aos meus alunos que não precisa ser o melhor da sala, mas que façam o melhor possível, nada menos que isso”. Washington encerrou dizendo que o trabalho é muito mais que emprego, é também realização pessoal. “Rogo a Deus para que eu possa ser sempre ativo no campo do trabalho. Que possamos todos nós, um dia, nos aposentar do emprego, nunca do trabalho”.

Em seguida, ocorreu a posse de Diana Moreno Nobre e Ricardo José Ferreira nos cargos de Diretora do Desenvolvimento do Ensino e Chefe do Departamento de Ensino Superior.

A professora Diana agradeceu a confiança de todos alunos e servidores que apoiaram sua trajetória no Instituto, reforçando que estava feliz e honrada com a nova missão, mas também preocupada com o desafio. “A cada nova etapa a gente fica muito feliz. Estou serena, focada e consciente do grande desafio, mas eu acredito muito em transformações positivas, na ação e no potencial de toda equipe de fazer acontecer”.

O sentimento de gratidão também foi a base das palavras do professor Ricardo, ressaltando o apoio que recebeu enquanto Coordenador de Pesquisa no Departamento de Inovação, Pós-graduação, Pesquisa, Extensão e Competições Acadêmicas (DIPPEC). Sobre a nova missão, Ricardo destacou: “Eu quero contribuir da melhor maneira para o crescimento ensino superior do campus, prezando pela qualidade, além da indissociabilidade como atividade de pesquisa, extensão e inovação, entre outras”.

Por fim, o professor Neilor deu as boas-vindas aos dois novos gestores, reforçando a certeza de ter feito a melhor escolha. Da mesma forma, o reitor Nicácio reforçou que as nomeações são o resultado de competência e a realização de um trabalho de excelência de Ricardo e Diana.

Comunicação Social do campus João Pessoa