Você está aqui: Página Inicial > João Pessoa > Notícias > 2018 > 11 > Estudantes e professores do Campus João Pessoa participam de atividades da Expotec 2018

Além da apresentação de projetos, a equipe Jampatino representa o IFPB na Competição Latino Americana de Robótica
por publicado: 09/11/2018 10h08 última modificação: 09/11/2018 11h05

Um dos maiores eventos da área de tecnologia do estado da Paraíba, a Expotec, está ocorrendo desde ontem (07), no Centro de Convenções de João Pessoa, e conta com a participação ativa de docentes e estudantes do IFPB da capital paraibana.

O Campus João Pessoa participou em diversas atividades como a organização das competições de Robótica, apresentação de projetos de pesquisa e extensão e tem uma equipe representando o instituto nas Competições Brasileira e Latino Americana de Robótica 2018 (CBR-LARC).

Na área de exposições, a contribuição do campus começou com o projeto do stand do IFPB, que foi elaborado por estudantes do curso de Design de Interiores. A composição do espaço remete à tecnologia, com um toque de sustentabilidade ao trazer materiais descartados com pneus e molduras antigas para compor os ambientes, onde foram apresentados os projetos desenvolvidos em diversos campi do instituto.

DSC_3914.JPG

Inclusão e acessibilidade foi o tema do projeto LibrasQuim, sistema de glossário de Química em Libras, que traz sinais para elementos e expressões da área e foi desenvolvido por servidores e estudantes do Campus João Pessoa. Para a professora de Libras Regina Monteiro, participar da Expotec é uma excelente oportunidade de divulgar o trabalho e mostrar como a tecnologia pode tornar acessível qualquer conteúdo.

Marcos Lima, estudante do curso Técnico Integrado de Edificações e que participou da criação do projeto, destacou a iniciativa do glossário por ser o pioneiro na área de Química no Brasil. “É um aplicativo grátis para que tanto ouvintes como surdos possam aprender facilmente os sinais de Química, por isso é importante para a comunidade surda”, frisou o aluno que é surdo.

Robótica

A Expotec 2018 conta com diversas atividades, algumas delas são competições importantes como:a  OBR-Olimpíada Brasileira de Robótica; a CBR-Competição Brasileira de Robótica (CBR); e a LARC-Latin American Robotics Competition (Competição Latino Americana de Robótica). Essas disputas reúnem 1.500 competidores de vários estados do Brasil e outros países. A Mostra Nacional de Robótica também faz parte do evento.

A organização local da CBR-LARC foi do professor do Campus João Pessoa Ramón Medeiros, que ressaltou o apoio do IFPB para a realização das competições por meio da disponibilização de verbas, transporte e da equipe da Coordenação de Produção Audiovisual, que está fazendo os registros dos trabalhos apresentados na Mostra Nacional de Robótica.

DSC_3942.JPGA equipe Jampatino representa o IFPB na competição e é composta pelos estudantes de Engenharia Elétrica do campus João Pessoa: Júlio César Coelho, Rilbert Lima e Eloísa Caratéu. Eles participam na modalidade Festo Logistics, utilizando o Robotino, que é um robô industrial com funções didáticas. Os três estudantes já participam de competições dessa categoria, desde 2015. Em 2016 conquistaram o 2º lugar na CBR e em 2017, venceram a competição e se classificaram para a RoboCup 2018, que ocorreu no mês de junho, no Canadá.

A modalidade Festo Logistics é realizada numa pista que simula um ambiente industrial, onde o robô precisa pegar um disco vermelho e levá-lo, passando por obstáculos, ao local descarte, identificado com a cor verde. As primeiras rodadas da competição começaram ontem (08) e a última etapa será no sábado (10).

“Por mais que seja uma disputa que garante uma vaga no mundial (RoboCup), as equipes se ajudam”, destaca Júlio. E a equipe do IFPB mostrou isso na prática ao emprestar o Robotino para o time do IFRJ, que teve problemas com seu robô. “Esse fair-play da competição é muito comum e isso é muito bom, porque hoje em dia a gente não trabalha mais sozinho, temos que trabalhar em grupo”, reforça o estudante de Engenharia Elétrica.

"O conhecimento que estudante envolve nas competições faz com que ele se torne um aluno diferenciado, porque trabalha sob pressão, na busca soluções de forma mais rápida. Além do trabalho em equipe que é muito importante e o senso de cooperação entre as equipes", assim o professor Ramon Medeiros elenca alguns benefícios que as competições de Robótica podem trazer para quem participa.

Outro ponto positivo das competições é a crescente participação feminina que vem aumentando ao longo do tempo. “Eu fico muito feliz em saber que tem mulheres trabalhando nessa área e que se interessam por tecnologia. Eu acredito que a maioria dos eventos de tecnologia tem que incentivar e mostrar que a mulher também tem um papel muito importante”, disse Eloísa Caratéu.

O campus João Pessoa no evento também foi marcou presença na Mostra Nacional de Robótica com o stand do Ramos Estudantil do IEEE do IFPB. No espaço, os estudantes de Engenharia Elétrica Alysson Borba e Lucas Cândido apresentam alguns trabalhos desenvolvidos pela entidade.Electon

Um dos projetos é do grupo de Robótica e Automação (RAS), que desenvolve atividades em escolas públicas do bairro de Jaguaribe, utilizando kits lúdicos, como o Electron que tem cores chamativas para despertar o interesse pela tecnologia. "Nos encontros a gente ensina Robótica, Eletrônica e Programação para as crianças", explica Alysson.

Comunicação Social do IFPB Campus João Pessoa