Você está aqui: Página Inicial > João Pessoa > Notícias > 2018 > 10 > IFPB irá inaugurar seu primeiro Parklet nesta terça-feira

IFPB irá inaugurar seu primeiro Parklet nesta terça-feira

Parklet IFPB ficará em um espaço na avenida Primeiro de Maio, durante 30 dias
por publicado: 22/10/2018 14h29 última modificação: 22/10/2018 14h43

O termo parklet consiste na ampliação temporária de espaços públicos livres, realizada por meio da implantação de plataformas sobre as áreas de estacionamento nas vias públicas. O IFPB - Campus João Pessoa, em conjunto com parceiros sociais e moradores do bairro de Jaguaribe, irá inaugurar nesta terça-feira (23), às 17h, o seu primeiro parklet, na avenida Primeiro de Maio. A estrutura ficará montada no período de 23 de outubro até dia 22 de novembro.

A proposta do Parklet – IFPB foi produzida a partir das necessidades apresentadas por um estudo de viabilidade produzido pelo projeto de pesquisa “Se essa rua fosse minha ... As influências do IFPB - campus João Pessoa na dinâmica urbana da Avenida Primeiro de Maio”, aprovado no edital 06/2018 do Programa Institucional de bolsas. O projeto foi desenvolvido pelas professoras Roberta Paiva Cavalcante, Rosimery da Silva Ferreira, Marcela Fernandes Sarmento e Lilian Ferreira Cardoso da Silva, além da aluna Aline Costa.

De acordo com Marcela Fernandes Sarmento, responsável técnica do projeto, a ideia consiste em dar novos significados aos espaços públicos, criando um ponto de encontro para descanso, leitura e contemplação da cidade . “O projeto é uma praça de bolso, com o intuito de promover o direito ao uso do espaço urbano por todos, estimulando o convívio e lazer no espaço de passagem de pessoas ou ocupado por carros”.

Além disso, o parklet é todo construído a partir de materiais sustentáveis e resultado da interação de pessoas da comunidade interna e externa. A estrutura mede 10 metros de comprimento e 2.5 metros de largura. A vegetação escolhida para o parklet foi pensada de forma a enriquecer o projeto, criando efeitos paisagísticos através da utilização de espécies de arbustos e forrações. Após o dia 22 de novembro, o espaço será desmontado, transformado em dois e instalado dentro do campus João Pessoa.

No Brasil, esta experiência foi trazida pela ONG Instituto Mobilidade Verde, que em 2013 implantou na cidade de São Paulo os primeiros parklets, inicialmente como espaços temporários, mas que ao longo dos anos através dos benefícios identificados vêm se tornando espaços permanentes. Em João Pessoa, o primeiro parklet implantando como espaço temporário foi instalado em uma vaga de estacionamento de Zona Azul, em um trecho da Av. Visconde de Pelotas.

Comunicação Social do campus João Pessoa