Você está aqui: Página Inicial > João Pessoa > Notícias > 2018 > 06 > Palestra apresenta trajetória de 24 anos de Grupo de Pesquisa do Campus João Pessoa

A atividade foi dirigida pelo professor Alfredo Gomes Neto, um dos fundadores do GTEMA-IFPB
por publicado: 20/06/2018 12h32 última modificação: 20/06/2018 12h37

Estabelecer e criar a cultura da Pesquisa e Inovação na instituição foi um dos assuntos abordados durante a palestra "Grupo de Telecomunicações e Eletromagnetismo Aplicado (GTEMA – IFPB): Uma conversa sobre 24 anos de Pesquisa e Inovação no IFPB". A atividade foi realizada na tarde de ontem (19), no Auditório José Marques e ministrada pelo professor Alfredo Gomes Neto.

A palestra foi idealizada pela coordenação do Núcleo de Inovação do campus João Pessoa do IFPB, que desde 2014 vem promovendo diversas atividades como capacitações em parcerias com INPI, eventos, workshops, palestras, oficinas e minicursos.

No início da palestra, o professor Alfredo apresentou a trajetória das atividades de pesquisa do Grupo de Telecomunicações e Eletromagnetismo Aplicado, que tem 24 anos de atuação e continua em constante evolução. O docente ressaltou que os bons resultados alcançados pelo grupo precisam continuar e avançar mais. Para isso, o docente acredita que é necessário o engajamento de mais professores e estudantes.

"Aproveitem os recursos que temos hoje nas áreas de Inovação, Pesquisa e Extensão. Antes a gente não tinha, hoje temos e isso tudo tem que ser aproveitado", enfatizou Alfredo ao incentivar os participantes a se engajarem na realização de pesquisas.

Na palestra também foi abordada a importância da criação de uma cultura de registros e patentes, como forma de proteger as boas ideias. "Muitas ideias que a gente tem, deixamos passar sem registrar e depois vemos essas ideias surgirem como produtos. Então é extremamente importante que se estabeleça e se crie na instituição uma cultura permanente de registro. A inovação não pode virar apenas um artigo, tem virar um produto, mesmo que não consiga seja comercial", frisou o docente.

Ao final da atividade, Alfredo apresentou uma edição original da revista norte-americana Applied Microwave & Wireless, de julho de 1997, na qual consta um artigo publicado pelos pesquisadores do GTEMA. Segundo o docente, foi uma das primeiras publicações de um artigo oriundo da então Escola Técnica em uma revista internacional.

Atividades como a palestra ministrada ontem tem têm ocorrido periodicamente com pesquisadores do próprio IFPB ou de outras instituições. Segundo a coordenadora de Inovação, professora Margareth Rocha, a finalidade dessas ações é desenvolver cada vez mais a cultura da inovação no Campus João Pessoa.

"Vamos continuar com uma série de palestras a cada mês e trazer pessoas de várias áreas para apresentar suas experiências. Para, através de treinamentos e capacitações, criarmos uma massa crítica na área de Inovação", reforçou Margareth ao lembrar que esse tipo de ação é que tem estabelecido e fortalecido a cultura da pesquisa e inovação no campus.

"O instituto recentemente teve destaque como maior depositante de registro de patentes, dentre os Instituto Federais, em nível nacional. E o nosso campus foi o maior detentor de registros de patentes do IFPB, com mais de 50% do que foi registrado pelo instituto", destacou Margareth.

Comunicação Social do IFPB Campus João Pessoa