Você está aqui: Página Inicial > João Pessoa > Notícias > 2018 > 06 > Palestra abordará trajetória de 24 anos da pesquisa e inovação do Grupo de Telecomunicações e Eletromagnetismo Aplicado

O evento será realizado na próxima terça (19), às 16h, no auditório 1
por publicado: 17/06/2018 18h14 última modificação: 17/06/2018 20h13

Na próxima terça-feira (19), os estudantes do IFPB campus João Pessoa poderão conhecer mais detalhes sobre a evolução da pesquisa e inovação tecnológica no IFPB, tendo como referência o Grupo de Telecomunicações e Eletromagnetismo Aplicado (GTEMA). A Coordenação de Inovação/ Copex irá realizar uma palestra com o professor Alfrêdo Gomes Neto, um dos fundadores do GTEMA, no auditório José Marques (auditório 1), às 16h.

Durante a atividade também serão discutidos o impacto da pesquisa e inovação tecnológica no ensino e na evolução do IFPB e os desafios e motivações do grupo, que existe há 24 anos.

Sobre o professor Alfrêdo Gomes Neto

Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB,1986), mestrado (UFPB, 1989) e doutorado (UFPB, 1994) em Engenharia Elétrica, na área de micro-ondas. Em 1993 realizou parte do seu doutorado (doutorado sanduíche) no ENSEEIHT, INPT, Toulouse, França, para onde retornou em 2005, realizando o estágio pós-doutorado. Desde 1989 é professor do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia da Paraíba IFPB Campus João Pessoa, onde foi um dos fundadores do Grupo de Telecomunicações e Eletromagnetismo Aplicado, GTEMA. Atuou como professor colaborador no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica e Computação da UFRN de 2004 até 2010. No IFPB, atua no CST em Sistemas de Telecomunicações, no curso de Engenharia Elétrica e no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica. É membro da Sociedade Brasileira de Micro-ondas e Optoeletrônica, SBMO, e do Institute of Electrical and Electronics Engineers, Inc, IEEE. Atuou até 2008 como colaborador do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais, INEP, na área de avaliação da educação superior. Coordenou em 2000, o Simpósio Brasileiro de Micro-ondas e em 2012, o MOMAG. Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em teoria eletromagnética, micro-ondas, propagação de ondas e antenas. De 2009 a 2015 foi Tutor do Grupo PET de Engenharia Elétrica do IFPB, do qual foi o fundador. A partir de dezembro de 2015, passou atuar como Professor Coorientador de Doutorado no Instituto Superior Técnico, Lisboa, Portugal.

Comunicação Social do campus João Pessoa