Você está aqui: Página Inicial > João Pessoa > Notícias > 2018 > 05 > “Entre para o time da saúde. Vacine-se contra a gripe e fique protegido” é o tema da campanha de imunização 2018

Noticia

“Entre para o time da saúde. Vacine-se contra a gripe e fique protegido” é o tema da campanha de imunização 2018

No campus João Pessoa a vacina contra a gripe será aplicada nos docentes amanhã (16)
por publicado: 15/05/2018 10h36 última modificação: 15/05/2018 13h31

Nesta quarta-feira (16), a Coordenação de Promoção Social e Qualidade de Vida (CPSQV) do Departamento de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas (DGDP) realizará a Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe com docentes do IFPB campus João Pessoa. A atividade será no Auditório José Marques, a partir das 09h, finalizando às 14h.

A Campanha está sendo efetivada em parceria com o Núcleo de Prevenção e Educação em Saúde (Nupes) do campus e com a Secretaria Municipal de Saúde, com o objetivo imunizar os docentes do IFPB/JP. Além dos professores, também poderão também poderão ser imunizadas pessoas de outros grupos prioritários como: pessoas a partir de 60 anos; trabalhadores da saúde; gestantes; puérperas (até 45 dias após o parto) e portadores de doenças crônicas não transmissíveis, desde que comprovem. Posteriormente será solicitada a vacinação para outros servidores do campus.

As vacinas serão aplicadas mediante apresentação do cartão de vacinas. A CPSQV informa, ainda, que após a campanha direcionada aos docentes fará solicitação à Secretaria Municipal de Saúde para aplicação nos demais servidores.

 

Vacina contra a Influenza

Segundo o Ministério da Saúde, a vacina contra gripe é segura e reduz as complicações que podem produzir casos graves da doença, internações ou, até mesmo, óbitos. A dose é trivalente, pois protege contra os três subtipos do vírus da gripe (H1N1, H3N2 e influenza B) que mais circularam no último ano no Hemisfério Sul, de acordo com a determinação da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Após a aplicação da vacina podem ocorrer, de forma rara, dor, vermelhidão e endurecimento no local da injeção. São manifestações consideradas benignas, cujos efeitos costumam passar em 48 horas. A vacina é contraindicada para pessoas que tenham tido febre nas últimas 24 horas, histórico de reação anafilática em doses anteriores ou para pessoas que tenham alergia grave relacionada a ovo de galinha e seus derivados. Nesses casos, é importante procurar o médico para mais orientações.

 

IFPB campus João Pessoa com informações do Ministério da sáude - matéria publicada em 18/04/2018, disponível neste link.

registrado em: