Você está aqui: Página Inicial > João Pessoa > Notícias > 2018 > 02 > Aprovados em concursos do Estado, alunos do IFPB relatam experiência na graduação

Destaque

Candidatos do curso de Licenciatura em Química se preparam para nova etapa como servidores públicos
por publicado: 08/02/2018 17h27 última modificação: 09/02/2018 23h00

Com resultados divulgados nos últimos meses de dezembro e janeiro, os concursos de seleção de professores para a Secretaria de Educação do Estado da Paraíba e para a Escola Cidadã aprovaram quatro alunos de Licenciatura em Química do IFPB, dentre eles: Bruno Enedino, para o primeiro citado, e Joedna Sabino, Mayara Layra e Jessica Aguiar, para este último. Parte do processo que os levou até a classificação ganhou corpo pelo relato dos candidatos.

Após ser empossado na última terça-feira (5), Bruno Enedino conta, aliviado, como o Instituto Federal o ajudou na conquista da vaga: “O IFPB não era a minha primeira opção, mas quando cheguei aqui, pela forma com que os professores nos tratam, pelas amizades que fiz, pelas experiências incríveis que vivi no PET (Programa de Educação Tutorial), seja em congresso ou apresentações, fui gostando muito. O Instituto foi essencial para me ensinar a me portar de forma profissional.”

Para ele, a vontade de prestar concurso público surgiu de um amadurecimento acadêmico estimulado pelos docentes, que deram dicas sobre os assuntos recorrentes nas provas, além de incentivar projetos de pesquisa e pós-graduação. “Aprendi demais com todos os professores, sobretudo Francisco Emanuel, Jailson e Sérgio. Agora, vou passar o estágio probatório de três anos no novo emprego e depois pedir afastamento para tentar fazer o mestrado”, completa.

Jessica Aguiar também referencia a competência dos docentes no seu discurso, reforçando que o IFPB “forma de verdade, com professores que fazem realmente o que gostam.” Ela comenta que a opção por prestar o concurso para a Escola Cidadã Integral exigiu enxergar com novos olhos o ofício que já praticava, como recém-formada. “A escola integral é completamente diferente da escola regular. É você se reconstruir por completo, ter a coragem de deixar para trás aquilo que fazia e começar do zero. Esse modelo me dá a sensação de que eu estou no caminho certo e de poder aplicar melhor tudo o que eu realmente acredito”, finaliza.

Já Joedna Sabino e Mayara Layra destacaram como fundamentais para a sua conquista as disciplinas ministradas no curso, que ajudaram bastante na hora da prova. Mayara ainda revela que a grade curricular foi, em parte, responsável pelo início da sua atração pela docência: “Tudo começou quando eu vi as matérias do curso, e depois quando o IFPB me deu chance de poder participar do Pibid (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação á Docência), onde pude conhecer de perto o dia a dia da profissão. Isso me influenciou muito a prosseguir no curso”.

Joedna complementa, falando dos planos para o futuro: “Nessa nova etapa, eu colocarei em prática tudo aquele que aprendi em minha graduação, com a sensação de dever cumprido. Fazer parte do contexto educacional dos estudantes me deixa muito feliz e realizada. Ainda pretendo fazer mestrado e doutorado na área, buscando me tornar uma educadora de excelência”, enfatiza.

Comunicação social do campus João Pessoa