Você está aqui: Página Inicial > João Pessoa > Notícias > 2017 > 11 > Consultor da empresa alemã SAP falou sobre Indústria 4.0 em palestra

Noticia

Consultor da empresa alemã SAP falou sobre Indústria 4.0 em palestra

Adriano Lucas também apresentou o que as empresas esperam dos novos profissionais nos próximos anos
por publicado: 08/11/2017 12h46 última modificação: 08/11/2017 12h46

Indústria 4.0 é a denominação que especialistas e estudiosos estão dando a inovação tecnológica que vem se intensificando nos últimos seis anos. Foi para falar sobre esse tema que o consultor da empresa alemã de inovação tecnológica SAP - Systeme Anwendungen und Produkte in der Datenverarbeitung, Adriano Lucas ministrou uma palestra no campus João Pessoa. O evento aconteceu ontem (07), no auditório José Marques.

Segundo Adriano essa "quarta revolução industrial" tem causado diversas mudanças nos processos industriais e produtivos, o que influencia diretamente as tendências de trabalho e o perfil do profissional que empresas e indústria procuram. A chamada Indústria 4.0 tem se caracterizado principalmente pela inovação tecnológica nas áreas de Nanotecnologia/Biotecnologia, Big Data, IOT - Internet das Coisas, RFID - Identificação por Radiofrequência, e Cloud.

"A Internet das coisas vai ser tão comum nos próximos cinco anos quanto é a utilização da energia elétrica pela população em geral", declarou Adriano. O palestrante também acredita que nessa mesma época mais de 70% dos produtos sairão das fábricas com algum grau de conectividade. "É uma mudança de cultura, não apenas inovação tecnológica", observou.

Para poder acompanhar essas mudanças e se adequar a realidade do mercado de trabalho, os profissionais devem adquirir novas habilidades, como: saber se comunicar; tomar decisões baseadas em dados; saber colocar em prática o conhecimento adquirido; saber aprender; ter comprometimento com resultados (proatividade); e pensar de forma sistêmica.

O consultou afirmou que a tendência na Indústria 4.0 é ter uma produção mais customizada, entregando ao cliente produtos personalizados. Por isso, o novo profissional, mesmo que atue em uma área técnica, deve conhecer de forma mais ampla o negócio da empresa. "Não precisa dominar tudo, mas ter uma visão e uma visão sistêmica do processo produtivo", reforçou.

Também é esperado que os novos profissionais saibam como seu trabalho impacta no negócio da empresa, tenham rapidez em absorver a tecnologia disponível e busquem se aprimorar e aperfeiçoar constantemente.

 

Comunicação Social do IFPB Campus João Pessoa

registrado em: