Você está aqui: Página Inicial > João Pessoa > Notícias > 2017 > 09 > IFPB deve expandir possibilidades de atuação como novo polo da Embrapii

IFPB deve expandir possibilidades de atuação como novo polo da Embrapii

IFPB foi contemplado pela Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial para trabalhar com sistemas de manufatura
por publicado: 06/09/2017 20h55 última modificação: 06/09/2017 20h55

Nesta quarta-feira (6), o IFPB foi credenciado com um Polo de Inovação da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), a ser instalado no campus João Pessoa. A proposta do projeto é trabalhar com sistemas para manufatura envolvendo todas as áreas do conhecimento, não só na criação de produtos, mas também no desenvolvimento de metodologias para esses sistemas.

O Diretor Geral, Neilor César dos Santos, endossou que a conquista representa um marco na história das políticas de inovação no Instuituto, e que o campus JP, como eixo profissional das cinco unidades acadêmicas, pode trabalhar com softwares de sistemas produtivos em campos como automação, eletroeletrônica, mecânica, gestão ambiental e construção civil. “Estamos mostrando que o nosso modelo de educação é muito importante para a sociedade”, completou.

O coordenador de Transferência de Tecnologia da PRPIPG, Mateus Lima, esteve à frente do processo de submissão do projeto e destaca: “Fomos avaliados tanto com relação ao histórico de projetos, como com relação ao potencial atual de captação de novos projetos e excelência na gestão de projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação. A conquista deste pleito é, portanto, um reconhecimento de tudo o que vem sendo feito pela instituição até hoje.”

Juliana Medeiros, docente que esteve presente na visita da equipe do Embrapii, considera que foi determinante para o credenciamento a larga experiência do professor Mateus e dos demais pesquisadores envolvidos que têm relevante atuação em projetos com a indústria local, nacional e internacional. Ela defende que a instalação do polo no campus irá proporcionar uma maior integração do IFPB com as empresas, uma visão que corrobora a do reitor Nicácio Lopes sobre o projeto aproximar o Instituto do mundo do trabalho, pois visa, como consequência, o desenvolvimento de soluções para problemas reais do mercado.

O polo Embrapii contempla um programa de formação contínua que visa capacitar os alunos (e demais envolvidos) nas competências complementares aos cursos regulares já ofertados pelo IFPB, que tem a capilaridade e flexibilidade necessária para o atendimento das demandas que devem surgir com o desenvolvimento dos novos projetos. Além disso, segundo Juliana, “as atividades desenvolvidas pelos alunos devem fomentar a realização de Trabalhos de Conclusão de Curso, estágio curricular, monografias e dissertações nos cursos superiores e de pós-graduação”.

A Embrapii é uma organização social resultante de contrato entre o Ministério da Educação e o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), que repartem igualmente a responsabilidade pelo seu financiamento. Sua missão é apoiar instituições de pesquisa tecnológica em determinadas áreas de competência, para que executem projetos de desenvolvimento de pesquisa tecnológica para inovação, em cooperação com empresas do setor industrial.

Comunicação Social do campus João Pessoa com informações da Reitoria