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V Encontro Pedagógico apresenta experiências sobre Permanência e Êxito de estudantes

O evento ocorreu nos dias 14 e 15 de agosto e contou com palestras e oficinas.
por publicado: 15/08/2017 15h36 última modificação: 15/08/2017 15h36

A quinta edição dos Encontros Pedagógicos 2017 ocorreu nos dias 14 e 15, abordando a temática “A Permanência e o Êxito do educando no contexto dos IF’s: O que isso me diz respeito?”. Foram realizadas palestras e oficinas conduzidas pela pedagoga Sandra Guimarães, do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC).

Na segunda-feira (14), Sandra falou sobre o aperfeiçoamento do ensino didático e citou o autor Zygmunt Bauman para inserir os ouvintes no atual contexto das relações sociais. Entender como o conceito de Modernidade Líquida, elaborado pelo sociólogo, atua no comportamento dos alunos foi crucial para o desenvolvimento da discussão.

Em tom descontraído, a ministrante explicou que hoje, com o desenvolvimento das tecnologias e as mudanças nas lógicas de relacionamento, nós temos vínculos mais superficiais, regidos pela experimentação. “Antigamente, quando se queria namorar, havia a confirmação do relacionamento antes de tudo. Para os mais jovens, não há ideia de namorar sem nunca ter ficado com a pessoa”. Em seguida, chamou atenção para o fato de os adolescentes estarem naturalmente mais sujeitos a frustrações na vida social, precisando de constante apoio e acolhimento dos professores. Sugeriu também um contato mais estreito entre o Instituto e os pais dos estudantes, promovendo um acompanhamento mais sensível de seus desempenhos escolares.

Seguindo as recomendações ao corpo docente para melhorar a abordagem pedagógica, a professora destacou o reconhecimento de todo e qualquer aluno como sujeito capaz de aprender. Isto pode ser estimulado por meio de atividades interdisciplinares ou multifacetadas, com o intuito de descobrir as singularidades de cada um e gerar um sentimento de pertencimento à turma. Além disso, salientou que as formas de divulgação das tarefas devem ser atualizadas e direcionadas de acordo com o público-alvo, de modo a facilitar a compreensão.

Noutro momento, a docente abordou a evasão escolar e elencou diversos fatores que podem desencadear essa ação. Dentre eles: processos migratórios, a dificuldade e obter transporte, o surgimento de novas profissões cujos cursos ainda são pouco conhecidos etc.

Já na terça-feira (15), a pedagoga falou sobre Entrevista de Acolhimento com uma ação efetiva de aproximação da instituição com os estudantes, para promover a permanência de forma mais adequada. Sandra destacou que a entrevista é uma ferramenta que personaliza o atendimento e ajuda a conhecer melhor os alunos e suas demandas. Também leva a troca e interação entre professores e estudantes.

Durante a manhã e à tarde, os participantes foram divididos em grupos para participar da oficina Elaboração de Plano de Ação por modalidade de educação. Os grupos trabalharam por segmentos de cursos: integrado, subsequente, proeja e superiores.

 

Comunicação Social do Campus João Pessoa