Você está aqui: Página Inicial > João Pessoa > Notícias > 2017 > 07 > 3º Encontro Pedagógico aponta alternativas para superar os desafios atuais da educação

Os palestrantes abordaram o tema Aprendizagem Inovadora do Século XXI
por publicado: 12/07/2017 10h46 última modificação: 12/07/2017 10h46

"Qual o desafio do professor no século XXI?" Para responder esse questionamento o professor Francisco Petrônio de Medeiros apresentou a palestra Metodologias Ativas e Tecnologias Digitais, no 3º Encontro Pedagógico do Campus João Pessoa. A atividade ocorreu na manhã de ontem (11) e foi trabalhada dentro do tema do evento: Aprendizagem Inovadora do Século XXI.

O professor lembrou aos participantes que os estudantes do IFPB em sua maioria são nativos digitais, jovens e adolescentes que nasceram na era da internet. E reforçou que pelo contato desde muito cedo com a tecnologia os estudantes têm um ritmo e processo de aprendizagem bem diferente das gerações anteriores. "O aluno se desmotiva muito facilmente e nós temos que engajá-lo no processo de aprendizagem o tempo todo".

Lidar com a evolução na educação também foi outro desafio apontado pelo professor Petrônio, que enfatizou a importância de usar ferramentas tecnológicas para interagir com os estudantes, além de tornar o processo de ensino aprendizagem mais colaborativo. Ele falou de suas experiências em sala de aula e como utiliza a tecnologia como aliada para se comunicar com os estudantes.

Uma das ferramentas utilizadas é o facebook, que o docente avalia como um meio eficaz de interagir com os alunos. Outro recurso é o mural virtual Padlet, onde o docente pode incluir resumos de atividades, plano de aula e até as formas de avaliação. Já no Poll Everywhere o professor pode interagir com os alunos de maneiras diversificadas, utilizando vídeos, textos, fazendo quiz com perguntas sobre um determinado conteúdo.

"Essas ferramentas servem para quebrar o gelo e motivar os estudantes", observou o professor Petrônio ao ressaltar a importância da utilização de Tecnologias Educacionais, estimulam os estudantes a se tornarem protagonistas do próprio aprendizado. Ele também afirmou que as metodologias utilizadas devem ser centradas nos alunos e que docentes e estudantes devem ser parceiros no processo de ensino aprendizagem.

Segundo Petrônio, a aprendizagem centrada no estudante, motivação e engajamento são alguns dos aspectos que devem nortear o processo educacional. E observou que, além de apresentar conteúdos das disciplinas, os professores precisam incentivar os alunos a desenvolverem as competências do século XXI: Colaboração; Comunicação; Pensamento Crítico; Criatividade; Caráter; e Cidadania.

À tarde, o palestrante Janssen Felipe, docente da Universidade Federal de Pernambuco, provocou um questionamento sobre o atual modelo de política educacional nas instituições, pontuando que este ainda é pautado na simplificação do processo de ensino. Ou seja, o professor se concentra apenas em cumprir o programa da disciplina e atribuir notas, havendo uma cisão entre o ensino e a aprendizagem. Se o aluno absorveu ou não os conteúdos ministrados em sala fica em segundo plano.

Para contornar a situação, Janssen sugeriu que os educadores passem a alinhar seu trabalho sob a perspectiva de um ensino pluriversitário, numa combinação de quatro saberes: específicos, fundamentais, experienciais e pedagógicos.

“O professor deve aplicar o que ele ensina dentro do contexto da sociedade, com a ajuda de suas próprias experiências e práticas pedagógicas”, explicou Janssen. “Em que a minha disciplina contribui para a formação do egresso? A disciplina de cálculo, por exemplo, não pode ser ensinada da mesma forma num curso de Matemática e de Administração. O contexto é muito diferente. Se isso acontece, a disciplina vira o gargalo (funil) do curso. Muita gente pensa: ‘quem sabe Cálculo, sabe em qualquer área’, e temos de entender que não é assim”, completou.

Comunicação Social do IFPB Campus João Pessoa