Você está aqui: Página Inicial > João Pessoa > Notícias > 2017 > 06 > Campus João Pessoa sedia II Torneio Intercampi de Xadrez do IFPB

Campus João Pessoa sedia II Torneio Intercampi de Xadrez do IFPB

Participam da competição estudantes de Princesa Isabel, Pícuí, Campina Grande, Cabedelo, Itaporanga e João Pessoa
por publicado: 14/06/2017 16h36 última modificação: 16/06/2017 17h22

Em sua segunda edição, o Torneio Intercampi de Xadrez do IFPB foi realizado hoje (14), no ginásio II do Campus João Pessoa. A competição é organizada pelo professor Abdallah Salomão Arcoverde em conjunto com outros docentes de Educação Física de vários campi e conta com o apoio da pró-reitoria de Assuntos Estudantis.

O evento reuniu 27 estudantes dos campi Princesa Isabel, Pícuí, Campina Grande, Cabedelo, Itaporanga e João Pessoa, sendo 16 homens e 11 mulheres. O torneio também servirá como seletiva para a etapa Nordeste dos Jogos dos Institutos Federais, que acontecerá entre 18 e 23 de julho, em Fortaleza.

O professor Abdallah destacou que a prática de xadrez estimula o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos e ressaltou que o esporte já faz parte do conteúdo da disciplina de Educação Física, no Campus João Pessoa. Antes da abertura do evento, o docente esclareceu algumas dúvidas dos competidores.

Na abertura do evento, representando o diretor geral do campus João Pessoa, a chefe do Departamento de Ensino Superior professora Michele Beppler reforçaram a importância dos torneios esportivos na formação dos estudantes. "A competição também promove a troca de experiências e construção de novas amizades, coisas que o esporte traz além dos benefícios físicos e mentais. Essas atividades nos ensinam o que é companheirismo e trabalho em equipe", frisou.

O pró-reitor de Assuntos Estudantis, Manoel Macedo, destacou e reconheceu o esforço e compromisso em promover esse tipo de evento. "A realização do II Torneio de Xadrez significa a boa continuidade do trabalho que começamos no ano passado e reforçam a importância das práticas esportivas para a integração de todos os campi do IFPB", enfatizou.

Macedo também ressaltou que pró-reitoria de Assuntos Estudantis está sempre buscando a articulação com os diversos campi para promover o esporte e a Educação Física como um componente essencial para a formação completa de nossos estudantes. "Vivenciem o esporte como um elemento de integração e formação humana e cidadã, além das trocas culturais", finalizou.

Resultados da competição

Na modalidade individual feminino, o 1º lugar ficou com Emerly (João Pessoa), em 2º lugar ficou Esther (Itaporanga) e Tácila (Picuí) ocupou a 3° colocação. Na modalidade masculino, Leandro (João Pessoa) ficou na primeira colocação, seguido por Iderval (João Pessoa) e Pedro Gabriel (Campina Grande), em segundo e terceiro lugares respectivamente.

Na categoria por equipes, o resultado final feminino ficou assim: 1° lugar - João Pessoa; 2° lugar - Itaporanga e 3° lugar - Princesa Isabel. No masculino por equipes,  João Pessoa ficou em 1° lugar ; seguido de Campina Grande em 2° lugar e Princesa Isabel, na 3° colocação.

Os competidores com melhores pontuações vão representar o IFPB nos Jogos da Rede Federal (JIFS) da Região Nordeste. A equipe feminina será composta pelas alunas Emerly (João Pessoa), Esther (Itaporanga), Tácila  e Suzana (Cabedelo). A masculina será formada por Leandro (João Pessoa), Iderval (João Pessoa), Pedro Gabriel (Campina Grande) e João Batista (Princesa Isabel).

Veja mais fotos na nossa página no Facebook.

Comunicação Social do IFPB Campus João Pessoa