Você está aqui: Página Inicial > João Pessoa > Notícias > 2016 > 12 > Fotos do Grupo de Estudos em Astrofotografia do Nepa conquistam prêmio

Noticia

Fotos do Grupo de Estudos em Astrofotografia do Nepa conquistam prêmio

As imagens foram premiadas no III Concurso de Imagens em Ciências da Vida
por publicado: 12/12/2016 12h31 última modificação: 12/12/2016 12h31

No III Concurso de Imagens em Ciências da Vida, promovido pelo Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (ICB-USP), duas fotos de integrantes do Grupo de Estudos em Astrofotografia do Núcleo de Estudo e Pesquisa em Astronomia do IFPB (Nepa) venceram na categoria "Astronomia". A cerimônia de premiação no dia 25 de novembro, e as fotos vencedoras do concurso estão expostas no Prédio do ICB.

O primeiro lugar ficou com a fotografia de Marcelo Zurita, coordenador o grupo de estudo em Astrofotografia do Nepa, que registrou a Galáxia de Andrômeda, distante cerda de 2,54 milhões de anos-luz da Terra. A imagem foi capturada em setembro desse, durante o IV Encontro Paraibano de Astrofotografia (EPA), que reúne anualmente astrônomos amadores da Paraíba e de estados vizinhos para fotografar o céu e trocar experiências.

O encontro é promovido pelo Nepa/IFPB e pela a Associação Paraibana de Astronomia (APA) e realizado na zona rural de Maturéia, município que tem condições ideais para a para a prática da astronomia observacional e da astrofotografia, por ser distante da poluição luminosa e ter clima seco.

A fotografia que ficou em segundo lugar foi tirada pela estudante do curso Técnico de Controle Ambiental, Anna Letícia de Lima Silva, que registrou a Nebulosa de Eta Carina, tendo em primeiro plano a Pedra da Boca, localizada no município de Araruna. A imagem foi capturada em 06 de maio, durante uma expedição do Grupo de Estudos em Astrofotografia e da APA ao Parque Estadual da Pedra da Boca para registrar a chuva de meteoros Eta Aquarídeas.

 

Comunicação Social do IFPB Campus João Pessoa com informações de Marcelo Zurita

registrado em: