Você está aqui: Página Inicial > João Pessoa > Notícias > 2016 > 12 > Esporte como ferramenta de superação

Esporte como ferramenta de superação

Conheça a história inspiradora da aluna Nathália Almeida
por publicado: 29/12/2016 13h28 última modificação: 29/12/2016 13h49

Aos 24 anos, Nathália Virgínia de Almeida Barboza tem uma história de superação que em 2016 foi coroada por grandes conquistas. Sua trajetória tem inspirado colegas e professores do IFPB.

Nathália foi aluna dos cursos Técnicos Subsequentes de Eletrotécnica e Segurança do Trabalho e atualmente faz o curso Superior de Tecnologia em Automação Industrial. Mas seus laços com o Instituto Federal da Paraíba também passam pelos caminhos do esporte. Durante cinco anos ela treinou Handebol e representou o IFPB em diversas competições.

"O esporte sempre significou muito em minha vida, pois sempre fui muito ativa. Desde criança praticava muitos esportes e fui crescendo assim sempre influenciada pelo esporte. O IFPB foi muito importante, pois passei cinco anos treinando lá time do IFPB - JIFS 2010.jpge posso dizer que foi a melhor equipe que pude fazer parte e até hoje considero as pessoas como parte de minha família", conta.

Em 21 de outubro de 2014, quando a estudante estava a caminho do Campus João Pessoa, ela sofreu um acidente, que resultou na amputação de parte de sua perna esquerda. Esse episódio mudou sua vida completamente, mas Nathália afirma que encarou tudo como um recomeço.

"Tive que abandonar o handebol que era algo que sempre gostei muito e me “acostumar” a nova forma de viver. Mas graças a Deus consegui me adaptar a “nova vida” muito rápido e tive muito apoio dos familiares e amigos para superar isso da melhor forma possível. Superei e aceitei tudo muito rápido, pois acreditava que Deus tinha me dado uma nova chance diante de tudo o que passei. Então eu tinha mais que agradecer e viver. E foi isso que eu fiz!", diz convicta.

Família.jpgA atleta contou que seus amigos, familiares e pessoas envolvidas no esporte foram fundamentais para sua recuperação, dando apoio e força para que ela superasse aquele momento difícil. Ela lembra que uma corrente do bem se formou, composta por pessoas de várias partes do Brasil, que ela não conhecia, e que fizeram campanhas para ajudar quando Nathália precisou de doação de sangue.

Um dos fatores para a boa recuperação da estudante foi a sua paixão pelos esportes. "Desde os primeiros dias após o acidente eu já tinha resolvido que iria voltar aos esportes, só que agora seriam os paralímpicos, e foi isso que fiz assim que recebi alta hospitalar", recorda.

Nathália treina seis dias por semana, sendo três horas por dia, mas algumas vezes chega a treinar até cinco horas num mesmo dia. Já faz um ano que ela está no paradesporto e participou de competições estaduais (campeonato paraibano), regionais (Circuito Loterias Caixa – Etapa Norte-Nordeste) e nacionais (Circuito Loterias Caixa – Etapas Nacionais e os Jogos Paralímpicos Universitários 2016-JUBs Paralímpico). "Consegui me classificar em primeiro lugar em todas as Campeonato Brasileiro.jpgcompetições", comemora.

As últimas conquistas foram dois ouros no JUBs Paralímpico, no lançamento de dardo e arremesso de peso. A estudante é atual recordista brasileira no lançamento de dardo com a marca de 21,94 m . Para o futuro, a atleta pretende chegar cada vez mais longe no esporte, além de finalizar o trabalho de conclusão do curso de Automação Industrial.

Para quem está passando por um momento difícil Nathália aconselha a procurar sempre ver o lado bom das coisas. "Confie sempre em Deus, que Ele sabe o que faz, porque nenhum problema é eterno. Tudo é questão de tempo, pois se não conseguirmos resolver alguns problemas com certeza aprenderemos a conviver da melhor forma possível com eles. A vida foi feita para ser vivida, então independente de qualquer coisa, VIVA!", finaliza.

Com essa história inspiradora, o Campus João Pessoa deseja aos seus estudantes, servidores, colaboradores e familiares um 2017 com muita força e vitórias diante das lutas, desafios e obstáculos que aparecerem.

Comunicação Social do IFPB Campus João Pessoa

Fotos do arquivo pessoal da estudante Nathália Almeida e do Comitê Paralímpico Brasileiro