Você está aqui: Página Inicial > João Pessoa > Notícias > 2016 > 12 > Alunos de Eletrotécnica promovem minicurso sobre energia solar fotovoltaica

Alunos de Eletrotécnica promovem minicurso sobre energia solar fotovoltaica

A atividade fez parte da programação do XI Connepi, realizado em Maceió-AL
por publicado: 11/12/2016 17h01 última modificação: 11/12/2016 21h24

O aproveitamento da energia gerada pelo sol, inesgotável e limpa, é uma das alternativas energéticas mais promissoras da atualidade. Com o intuito de mostrar como converter a luz do sol em energia elétrica através do efeito fotovoltaico, pesquisadores do Campus João Pessoa promoveram um minicurso durante do XI Connepi. A atividade foi realizada pelos alunos Davi Jonathan e Felipe Aragão, do curso técnico em Eletrotécnica, com orientação do professor Manoel Alves Filho.

Na atividade, prestigiada por estudantes e docentes de Institutos Federais das regiões Norte e Nordeste, os alunos apresentaram um panorama geral da energia fotovoltaica, os impactos ambientais na produção e os tipos de células fotovoltaicas, além de discutirem oportunidades no mercado e os regulamentos para energia solar no Brasil. Na parte externa da sala onde aconteceu a atividade, a equipe realizou um ensaio sobre como utilizar a célula fotovoltaica como sistema de geração, transformando a luz do sol em fonte de energia.

O aluno Felipe Aragão avaliou a experiência como muito produtiva, graças, principalmente, ao interesse dos participantes, que interagiram com a equipe. Ele faz planos para o próximo minicurso e espera poder aprofundar mais a parte prática e mostrar como são feitas as instalações. Já Davi de Araújo ficou encantando com a oportunidade compartilhar o que aprendeu no laboratório com o público. “A sensação de dividir conhecimento com outra pessoa é sensacional”.

O professor Manoel Alves Filho destacou que o minicurso é fruto de um projeto recente, iniciado após a montagem dos laboratórios de energias renováveis no campus João Pessoa e reforçou, ainda, a importância da experiência de promover a atividade para os alunos. “Isso já é o começo de uma área acadêmica que eles podem seguir no futuro, porque eles já aprendem a falar em público de forma bem abrangente e objetiva”.

André Almeida foi um dos estudantes que prestigiaram a atividade. Para o aluno do curso de Engenharia Elétrica do IFBA, participar do minicurso foi também uma oportunidade de ver conteúdos na prática. “Muito bom, o conteúdo é bacana, principalmente, para a gente que é da área de elétrica, foi muito interessante ver as demonstrações e adquirir um conhecimento a mais”.

Veja mais fotos na nossa página no facebook.

Comunicação Social do campus João Pessoa