Você está aqui: Página Inicial > João Pessoa > Notícias > 2016 > 11 > Pesquisadores discutem criatividade e inovação em mesa redonda

Pesquisadores discutem criatividade e inovação em mesa redonda

Como pensar fora da “caixa” foi o principal tema do debate
por publicado: 24/11/2016 13h23 última modificação: 24/11/2016 13h23

Como inovar numa época em que aparentemente tudo já foi criado? Foi com essa indagação que os pesquisadores David Domingos, Melquisedeque Gomes e Diogenes Freitas iniciaram a mesa redonda “Criatividade e Inovação: pensando fora da caixa”, que fez parte da programação da XI Semana de Ciência e Tecnologia nesta quarta-feira (23).

Através de uma breve apresentação, Davi Domingos, ex-aluno do curso Técnico em Mecânica do campus João Pessoa, convidou os participantes a refletir sobre o avanço da tecnologia nos últimos anos, sobretudo após a criação da impressora 3D e a nanotecnologia. Ele mostrou, também, quais as empresas mais inovadoras do mundo e como a inovação é importante para a competitividade no mercado globalizado.

De forma simplificada, podemos dizer que o processo de inovação é formado pelo somatório de ideias, implementação das ações e resultados. No entanto, na visão de David Domingos, é através da necessidade pessoal ou do mercado que o processo de criação e inovação frequentemente acontece. “Também é essencial não se acomodar, não se conformar e sair da nossa zona de conforto”. Para Melquisedeque Gomes é necessário, ainda, investir em parcerias com pesquisadores de outra área e interagir com disciplinas diversas. “Quando você tem contato com outra área forma-se um grupo polivalente, de ajuda mútua no processo de criação”, pontou.

Diogenes Feitas, que é professor do Instituto Federal de Pernambuco, dividiu com os participantes sua experiência enquanto educador e reforçou papel do professor na motivação do estudante . “Eu vejo meus alunos com grande imaginação e habilidade com tecnologia, coisas que, com o tempo, se não houver um estímulo, isso tudo vai se perder. Então, eu vejo que o professor é muito importante para o processo de criação dos estudantes".

A professora Margareth Rocha, Coordenadora do Núcleo de Inovação Tecnológica da COPEX, ficou encantada com o debate e reinterou o papel do educador e até mesmo da insituição no estímulo à criação e inovação. “O inventor não nasce pronto, ele vai se desenvolvendo ao longo da caminhada acadêmica, por isso, nós temos incentivado e apoiado questão da inovação e robótica, através de eventos como Maratona POP e Olimpíadas das Redes, porque acreditamos no futuro desses alunos”. A professora ainda convidou o grupo a voltar ao campus em outro  evento como foco na motivação dos estudantes.

Comunicação Social do Campus João Pessoa