Você está aqui: Página Inicial > João Pessoa > Notícias > 2016 > 11 > Ex-aluno do campus João Pessoa recebe prêmio nacional de Engenharia Mecânica

Ex-aluno do campus João Pessoa recebe prêmio nacional de Engenharia Mecânica

David Domingos Soares da Silva concluiu o curso Técnico em Mecânica e atualmente é aluno da UFPB
por publicado: 16/11/2016 14h42 última modificação: 16/11/2016 14h43

O ex-aluno do curso Técnico em Mecânica do Campus João Pessoa, David Domingos Soares da Silva, recebeu o prêmio ABCM/ Embraer 2016, pelo melhor trabalho de conclusão de curso de Engenharia Mecânica do Brasil. A cerimônia de premiação ocorreu no dia 09 de novembro, durante o Brazilian Congress of Thermal Sciences and Enginering (ENCIT 2016), realizado em Vitória - ES. David é o primeiro estudante do Nordeste a conquistar o prêmio, um dos mais importantes da área de Engenharia Mecânica no Brasil.

De acordo com o estudante, esse reconhecimento é fruto de um esforço que começou ainda no curso Técnico em Mecânica, quando se dedicou ao desenvolvimento de pesquisas enquanto membro do Grupo de Simulação de Comportamentos de Materiais. “Isso facilitou meu contato com a área de Engenharia Mecânica, o que me deixou muito motivado em desenvolver projetos na área de pesquisa. Em sinergia com meu orientador da época, Edgard de Macêdo, bem como com o professor Neilor Cesar, produzi diversos trabalhos na área de ensaios não destrutivos”, revela.

Hoje, ele tem no currículo forte experiência na área de engenharia de materiais e metalúrgica, com ênfase em metalurgia física, e coleciona premiações. Em 2012, recebeu o prêmio de “Melhores aplicações acadêmicas em projeto gráfico de sistema usando o software LabVIEW”, conferido pela National Instruments. Em 2013, foi primeiro primeiro lugar no Prêmio Ciser de Inovação Tecnológica. Logo após, em 2014, foi premiado pela National Instruments com o trabalho “Desenvolvimento de um Sistema de Controle Fuzzy para Posicionamento de um Painel Solar para Captação de Irradiação”. Em 2015, foi o vencedor do “Prêmio de Inovação Tecnológica Professor Delby Fernandes de Medeiros”, da UFPB.

Comunicação Social do campus João Pessoa