Você está aqui: Página Inicial > João Pessoa > Notícias > 2016 > 11 > Energias Renováveis e Orçamento Público são assuntos tratados nas Palestras da XI SCT

Noticia

Energias Renováveis e Orçamento Público são assuntos tratados nas Palestras da XI SCT

As atividades foram ministras por servidores, convidados e empreendedores locais
por publicado: 24/11/2016 15h58 última modificação: 24/11/2016 15h58

No segundo dia do evento, a vasta programação tem 14 palestras agendadas. Abordando assuntos variados, as atividades foram ministrado por professores, técnicos administrativos, convidados externos e empreendedores locais e trouxeram reflexões importantes para os participantes.

Temáticas atuais marcaram as palestras, como a dirigida pelo contador público do IFPB, Kleber Marques, intitulada "Orçamento Público: Compreenda, Participe, Acompanhe e Ficalize" que abordou a importância da sociedade observar de perto como é gasto o dinheiro público. "Quanto mais a gente entende, mais a gente pode cobrar que o orçamento seja usado no que a sociedade realmente precisa e fiscalizar como o dinheiro público está sendo utilizado. A participação popular é fundamental para o controle social", enfatizou Kleber.

O contador também reforçou o quanto o planejamento é importante para direcionar o orçamento, estabelecer prazos e definir metas a serem alcançadas. Ele explicou que o orçamento é uma peça legislativa que leva em consideração o que rege a Constituição Federal. E é criado a partir do Plano Plurianual (PPA), da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e da Lei Orçamentária Anual (LOA).

Segundo Kleber, ao construir o Orçamento Público primeiro são elencadas as ações de maior abrangência que se pretende atingir e, em seguida, são estabelecidas as metas para o ano. O servidor do IFPB destacou que tanto a LOA, a LDO e o PPA devem estar integrados e caminhar na mesa direção. "Na construção de qualquer Orçamento Público, seja federal, estadual, municipal ou até de instituições públicas, o primeiro passo deveria ser escutar as demandas da sociedade ou comunidade para só depois os projetos serem encaminhados às casas legislativas", ressaltou.

Outro tema atual e importante abordado durante a Semana de Ciência eTecnologia foi alternativas para geração de energia. Na manhã desta quinta-feira o empreendedor Rodrigo Medeiros, engenheiro de Desenvolvimento de Negócios e Comercial da empresa Re-Inova Soluções Energéticas, ministrou a palestra "Energia Renovável e o Empreendedorismo Pós-Academia".

Rodrigo falou como o mercado de Energias Alternativas tem crescido, principalmente o de Energia Solar. Ele acredita que esse crescimento é devido ao reaquecimento da economia e ao fato da energia elétrica ter ficado mais cara nos últimos anos. Segundo, o engenheiro a opção de muitos empreendimentos, e até de consumidores individuais, tem sido investir em Energia Solar para diminuir os gastos com conta de luz.

 

Comunicação Social do IFPB Campus João Pessoa

registrado em: