Você está aqui: Página Inicial > João Pessoa > Notícias > 2016 > 10 > Aberta a XI Semana de Química do Campus João Pessoa

Aberta a XI Semana de Química do Campus João Pessoa

Professores e alunos participaram da solenidade ocorrida nesta terça-feira (18), no Auditório 1
por publicado: 19/10/2016 15h11 última modificação: 19/10/2016 15h44

A XI Semana de Química do Campus João Pessoa foi aberta oficialmente nesta terça-feira (18), em uma solenidade repleta de professores e alunos do curso de Licenciatura em Química, além de convidados.  Com o tema “Novos rumos para os cursos de Licenciatura", o evento tem como objetivo promover a troca de saberes e um crescimento científico para os alunos da área, bem como para toda comunidade acadêmica.

A mesa principal foi composta pelo Diretor Geral do Campus João Pessoa, Neilor Cesar dos Santos; o Diretor de Desenvolvimento do Ensino, Washington Cesar de Almeida Costa; a Chefe do Departamento de Ensino Superior, Michele Beppler; o Chefe da Unidade Acadêmica IV, Cristóvão Augusto; além de Suely Carneiro, Coordenadora do curso e Edvaldo Amaro, que representou os professores do referido curso.

O Diretor Geral abriu a solenidade dando as boas vindas aos participantes e ressaltando a importância da realização do evento que discute o futuro da formação docente em toda a sua amplitude, numa época de profundas mudanças na educação básica brasileira. “É essencial a participação de vocês, principalmente os alunos, no âmbito dessas discussões que permeiam o momento em que estamos vivenciando no país”. Neilor reforçou também, que a equipe do curso de Química e de outras licenciaturas tem um papel essencial no fortalecimento do modelo de educação verticalizada adotado pelos Institutos Federais, que nascem com a proposta de promover transformação social.

A professora Suely destacou a alegria de ver os alunos envolvidos no evento, que representa uma iniciativa fortalecimento da aprendizagem. “Este é um momento em que aprendemos o que não está no livro. Eu sempre acreditei que nessas ‘aulas sem muros’ nós aprendemos muito mais, então aproveitem os minicursos e os momentos de discussão”. Agradeceu o empenho dos Técnicos em Laboratórios e de todos os professores envolvidos na organização da VI Semana de Química e a presença dos alunos da Escola Estadual José Batista de Melo, participantes do Programa Despertando Vocações para as Licenciaturas (PDVL).

O professor Cristóvão Augusto, Chefe da Unidade Acadêmica IV, agradeceu o convite para participar da IV Semana de Química e ressaltou a satisfação em ver o curso de Licenciatura em Química desenvolvendo ações ligadas a uma perspectiva humanística, através de eventos e projetos. Em suas palavras, o professor Edvaldo homenageou o dia dos professores, comemorado em 15 de outubro e lembrou que é fundamental promover reflexões sobre alternativas para enfrentar esse momento de instabilidade na educação.

Professor Washington César, Diretor de Desenvolvimento do Ensino do Campus João Pessoa, falou da alegria de ver a integração entre docentes e os alunos do curso de Licenciatura em Química e salientou a relevância de se discutir os rumos do ensino básico entre estudantes e futuros professores. A Chefe do Departamento de Ensino Superior, Michele Beppler, também parabenizou a equipe pela iniciativa e desejou uma excelente semana de trabalho para todos.

Ao final dos pronunciamentos, a mesa principal foi desfeita e a professora Ana Lúcia Sarmento Henrique, do IFRN iniciou sua palestra centrada na Medida Provisória 746/2016 de reforma  do Ensino Médio.  As discussões foram divididas em três momentos: primeiramente, foi abordado o discurso do fortalecimento do ensino médio, logo após, o discurso da flexibilização curricular e por fim, o debate teve como foco as influências da mudança na formação docente.

Veja mais foto na nossa página no Facebook.

Comunicação Social do Campus João Pessoa