Você está aqui: Página Inicial > João Pessoa > Notícias > 2016 > 09 > Materiais de descarte viram luminárias nas mãos de alunos

Materiais de descarte viram luminárias nas mãos de alunos

O projeto consiste em uma avaliação da disciplina de Iluminação do curso de Design de Interiores
por publicado: 14/09/2016 16h12 última modificação: 14/09/2016 16h12

Os alunos do curso Superior de Design de Interiores do IFPB/ Campus João Pessoa desenvolveram uma atividade diferenciada no final do semestre 2016.1. Na disciplina de Iluminação, orientados pela professora Juliana de Sá Araújo, os estudantes produziram diversas luminárias, todas confeccionadas a partir de materiais de descarte.

Segundo a professora Juliana, o objetivo dessa etapa de avaliação é estimular a criação dos alunos e despertar o interesse pela criação não só de espaços bem elaborados. “Para esta atividade pensei em algo com originalidade e exclusividade, onde os alunos puderam liberar a criatividade. Como a atividade é ligada a uma disciplina, essa já é a segunda turma que desenvolve esse projeto, e os alunos estão cada vez mais superando as minhas expectativas”, comentou a docente.

Priscila MonteiroA aluna Priscila Monteiro, que produziu uma luminária em formato de casa de passarinho, contou que a ideia para o desenvolvimento da sua peça surgiu a partir de uma reflexão sobre sustentabilidade. “O nosso meio ambiente está a cada dia mais poluído, pensando nisso, eu pude observar que alguns animais têm utilizado garrafas pet como casinha. Nesse sentido, eu pensei em fazer algo que lembrasse a casa do pássaro João de Barro, mas, utilizei o vidro como matéria-prima e acredito que o resultado foi além do que eu esperava”.

Claudenice GalvãoClaudenice Galvão comentou que desde o início do semestre, quando soube que a turma iria trabalhar com o desenvolvimento de luminárias, começou a aprimorar sua ideia. “Quando a professora falou sobre esse projeto, eu imaginei algo relacionado ao chão, então desenvolvi um tripé, no qual utilizei cabos de vassoura recolhidos no próprio Instituto, um pote de plástico e fios de ventilador. Gostei muito do resultado”.

A professora Juliana contou que devido ao sucesso desse trabalho nas duas turmas em que a disciplina de Iluminação foi lecionada, ela pretende implantar essa atividade em todas as turmas do curso de Design daqui pra frente. Ela comentou também que pretende estender esse projeto além da sala de aula, possibilitando que os trabalhos dos alunos possam ser conhecidos também pelo público externo.

Comunicação Social do IFPB/ Campus João Pessoa