Você está aqui: Página Inicial > João Pessoa > Notícias > 2016 > 09 > Etapa Nordeste dos Jogos dos Institutos Federais acontece no Campus João Pessoa

Etapa Nordeste dos Jogos dos Institutos Federais acontece no Campus João Pessoa

Até o dia 11 de setembro a sede do IFPB na capital paraibana sedia as competições
por publicado: 07/09/2016 09h08 última modificação: 07/09/2016 09h08

Em clima festivo e de confraternização, começou ontem (06) a Etapa Nordeste dos Jogos dos Institutos Federais (JIFs 2016). E o Campus João Pessoa foi escolhido mais uma vez para sediar o evento, que se estende até domingo, dia 11, quando acontecerão as finais de várias modalidades.

Na abertura do evento, as torcidas de cada estado mostraram muita alegria, descontração com gritos de guerra e muita animação. Além da tradicional entrada das delegações, um dos pontos altos da solenidade foi o momento em que a estudante de Contabilidade do campus da capital paraibana e atleta de natação, Maria Eduarda de Lacerda acendeu a pira olímpica, simbolizando o espírito esportivo. Em seguida enxadrista, que já conquistou o Ouro nos JIFs Nordeste e Brasileiro, Luiz Tomás, pronunciou o juramento do atleta em nome de todos os participantes.

A mesa de honra foi composta pelo reitor Nicácio Lopes, o diretor geral do Campus João Pessoa, Neilor César dos Santos, o pró-reitor de Assuntos Estudantis, Manoel Macedo e pelo presidente da Comissão Organizadora dos JIFs Nordeste, professor Sílvio Romero Farias.

Para o estudante do Campus João Pessoa e atleta de voleibol, Enzo Magalhães, participar dessa competição promete ser uma experiência inesquecível. "É meu primeiro JIFs e estou muito feliz em ser na nossa casa. Espero conseguir vitórias e conhecer colegas de outros estados", disse entusiasmado.

Outra atleta de voleibol do Campus João Pessoa, Luana Farias, também espera fazer uma boa competição em casa. "Essa é minha primeira participação nos JIFs, mas é meu último ano no IFPB, por isso minha expectativa é de lutar ao máximo e tentar ganhar, com a ajuda da torcida que vai estar a nosso favor".

Até quem já se aposentou não conseguiu ficar longe da competição. Foi o caso do ex-coordenador de Educação Física, professor Jorge Carvalho, que por muitos anos esteve a frente da organização dos JIFs. O docente continua vindo ao Campus João Pessoa para realizar um projeto social que revela atletas de voleibol, cujos treinamentos acontecem às terças e quintas.

"Abracei e me dediquei ao vôlei a minha vida inteira. E quando os meninos do IFPB souberam que eu continuava vindo no campus, eles me procuraram e pediram para os treinar", conta. "É gratificante ver a vontade que eles tiveram em me ter na equipe e como eles se comprometeram", completa. Jorge não poderá acompanhar todos os jogos do time de voleibol do IFPB, compostos por atletas do Campus João Pessoa, mas acredita que eles farão uma boa competição.

Em seu discurso, o diretor geral do Campus JP disse estar muito feliz em participar de um evento tão importante para a Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica e exaltou a importância do esporte para construção e fortalecimento das relações humanas. "É um momento muito especial para nós educadores e um privilégio sediar mais uma edição dos JIFS em nossa cidade. São essas práticas esportivas que ressaltam valores como a ética e promovem a fraternidade", frisou Neilor.

Já o reitor agradeceu a todos os envolvidos na organização dos jogos pelo esforço, empenho e dedicação em realizar o evento e destacou que o momento irá marcar a trajetória de cada participante. "O esporte é uma celebração da vida", finalizou Nicácio.

Ao final da cerimônia de abertura, os atletas participaram de uma festa de confraternização ao som de muita música.

Comunicação Social do IFPB-Campus João Pessoa