Você está aqui: Página Inicial > João Pessoa > Notícias > 2016 > 08 > Estudantes participam e chegam ao pódio no International Tournament of Robots

Estudantes participam e chegam ao pódio no International Tournament of Robots

O evento reuniu competidores de vários países em São Paulo, no dia 27
por publicado: 31/08/2016 17h09 última modificação: 31/08/2016 17h30

Nos últimos dois anos a área de Robótica despontou no IFPB como uma área promissora, que vem se desenvolvendo. E os resultados já aparecem a cada competição que o instituto participa. Não foi diferente no International Tournament of Robots 2016, que ocorreu no dia 27 de agosto, na Universidade Presbiteriana Mackenzie, em São Paulo-SP. Três equipes do Campus João Pessoa participaram e as três subiram ao pódio na competição internacional.

A equipe IFPB - Alt+F4, formada pelos estudantes do curso técnico Integrado de Eletrônica Abimael, Júlio Cezar, Jhenyffer, conquistou o ouro na modalidade Viagem ao Centro da Terra, nível 3. Quem também conquistou o outro foi a equipe IFPB - Uzingenheiru, dos estudantes Haiana (Integrado de Eletrônica) e Davi Juvêncio (Subsequente de Eletrotécnica), na modalidade Resgate de Alto Risco, nível 4. E a equipe IFPB - Venum, composta por Rhubenns (Integrado de Mecânica) e Victor Emmanuel (Integrado de Contabilidade), conseguiu o bronze na modalidade Cabo de Guerra, nível 3.

Para conseguir chegar ao Torneio Internacional de Robótica, os estudantes passaram por duas etapas: a Regional, em setembro de 2015 na cidade de Campina Grande, e a Nacional, que ocorreu em novembro de 2015, no Rio de Janeiro. Nas duas fases participaram equipes de escolas das redes públicas e particulares, além de instituições como Senac e Sesi.

Mas o trabalho começou há cerca de dois anos, quando professores do Campus João Pessoa resolveram estimular os estudantes a participarem da Olimpíada Brasileira de Robótica, o que despertou o interesse dos estudantes pela área de Robótica.

Victor Emmanuel lembra que um grupo de estudantes do curso Superior de Automação Industrial e o professor Marcelo Magalhães vieram na sala da turma do curso Técnico Integrado em Contabilidade para falar sobre a OBR. O mesmo aconteceu com Júlio Cezar e Jhenyffer, quando o professor Francisco Fechine em uma aula do curso de Eletrônica, convidou os estudantes para participar da competição e disse que os classificados iriam para a etapa nacional na USP. "A gente ficou empolgado e resolveu participar", relembra Jhenyffer.

Além da atuação de vários professores, os estudantes também destacam como um dos fatores importantes para os bons resultados os grupos de pesquisa ligados a Robótica, entre eles o Grupo de Robótica Educacional Livre (Grel), coordenado pelo professor Ilton Barbacena.

A estrutura oferecida pelo Instituto também é um dos elementos que estimulam os estudantes a participarem de competições. "O papel do IFPB foi muito importante devido ao apoio não apenas financeiro, mas com estrutura, material e pedagógico. O fato de sabermos que se tivermos uma conquista, a instituição irá nos apoiar nas próximas fases é de imenso estímulo para trabalhar e crescer junto com a instituição", destaca Davi Juvêncio.

No Torneio Internacional de Robótica, os estudantes foram acompanhados pelo professor Thiago de Carvalho, que disse que durante a competição os outros participantes ficaram admirados com a participação do IFPB. Fato que também marcou a participação de Haiana, por ver que só havia o instituto representando a região nordeste do Brasil. "Chegamos lá e conseguimos conquistar o nosso espaço, foi maravilhoso. A gente se vê influenciando outras pessoas a terem a mesma iniciativa e isso é muito legal", ressaltou a estudante.

Os alunos são unânimes ao afirmar que o estudo de Robótica traz inúmeros benefícios como a melhoria da capacidade de raciocínio lógico, de resolução de problemas, ampliação dos conhecimentos que são interdisciplinares e poder colocar em prática o que é aprendido em sala de aula, além de desenvolver a capacidade de trabalhar em equipe.

Todos os estudantes disseram que não esperavam o resultado, apesar de terem se preparado bastante para cada etapa do torneio, desde o ano passado. "Foi surreal. Quando a gente olha para o passado, vê que todo esforço valeu a pena para conseguir esse resultado", disse Júlio.

Emoção compartilhada pelo professor Thiago de Carvalho que estava com os estudantes no torneio. "Os alunos estavam tensos no início, quando viram robôs que custam cerca de R$ 200 mil, competindo. Mas quando a competição começou, eles ficaram focados e desenvolveram tudo como tinham planejado. Quando o resultado saiu, a gente teve a sensação de dever cumprido, uma satisfação muito grande, com as três equipes chegando ao pódio. Foi uma alegria e tanto", comemorou.

O docente também aproveitou para agradecer o apoio e empenho do Campus João Pessoa, que arcou com as despesas de passagens e hospedagem dos sete alunos, e da Reitoria pelas diárias e passagens do docente, o que viabilizou a participação do IFPB na competição.

Veja mais fotos do torneio na página do Campus João Pessoa no facebook .

Comunicação Social do IFPB-Campus João Pessoa