Você está aqui: Página Inicial > João Pessoa > Notícias > 2016 > 07 > Nupes realiza ação educativa nas turmas do 3º ano dos Cursos Técnicos Integrados

A atividade começou hoje (11) e acontece até o dia 20 de julho
publicado: 11/07/2016 12h07 última modificação: 11/07/2016 12h07

O Campus João Pessoa iniciou nesta semana ações educativas e preventivas sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST/AIDS). O Núcleo de Prevenção e Educação em Saúde (Nupes) programou atividades a serem desenvolvidas nas turmas do 3º ano do Ensino Técnico Integrado (ETIM), visando alertar os adolescentes, já que esse é um dos grupos que nos últimos anos teve aumento significativo nos casos de DST e gravidez.

A ação conta com a colaboração da professora da disciplina de Biologia, Cecília Ventura, que sensível à importância dessas atividades e à necessidade de refletir sobre atitudes de prevenção e autocuidado, disponibilizou espaço em sala de aula e incentivou a participação dos seus alunos.

Para professora Cecília a atividade foi uma oportunidade para despertar nos alunos uma consciência no saber se cuidar, valorizar a saúde e tomar medidas de prevenção. "Essas questões já fazem parte do dia a dia deles, mas muitas vezes as pessoas não tem noção dos riscos que estão correndo e só através da educação estamos as preparando para uma vida melhor e saudável”, ressaltou.

De acordo com a aluna do Curso de Instrumento Musical, Andrielly Figueiroa, esse tipo de ação ajuda a alertar os adolescentes para um assunto que geralmente não é muito discutido e precisa ser tratado como mais naturalidade. Já o estudante Wesley Maranhão a palestra foi mais uma chance de informar ao adolescente sobre a importância de se cuidarem, usarem preservativos para evitar a transmissão de doenças e a gravidez.

Segundo a enfermeira Eva Medeiros, inicialmente as ações serão realizadas pelo Nupes nos cursos de Instrumento Musical, Eletrônica e Contabilidade, nos dias 11, 12, 13, 18,19 e 20 de julho no período da manhã. Na primeira semana serão discutidos temas sobre Sistema Reprodutor e principais Doenças Sexualmente Transmissíveis e na semana seguinte o assunto será especificamente sobre a AIDS.