Você está aqui: Página Inicial > João Pessoa > Notícias > 2016 > 07 > Aluno de Engenharia Elétrica participa de Congresso Internacional na Argentina

Aluno de Engenharia Elétrica participa de Congresso Internacional na Argentina

O discente apresentou trabalho na Argencon, em Buenos Aires.
publicado: 07/07/2016 13h30 última modificação: 07/07/2016 13h54

Aluno do curso de Engenharia Elétrica do Campus João Pessoa, Rafael Guerra Pontes, participou da 3ª edição do Congresso Bienal do IEEE ARGENCON, realizada entre os dias 15 e 17 de Junho, em Buenos Aires – Argentina.

A ARGENCON é evento de grande interesse por parte da comunidade científica e tecnológica, pois transmite resultados recentes de pesquisas na área de engenharia, como engenharia elétrica, engenharia eletrônica, engenharia da computação, engenharia biomédica e Engenharia industrial.

Foram apresentados trabalhos desenvolvidos por alguns alunos das disciplinas de Instrumentação Eletrônica do Curso de Engenharia Elétrica, resultantes da aplicação da metodologia de ensino "Aprendizagem Baseada em Problemas" (ABP), sob orientação do professor Ademar Costa Junior. As pesquisas foram desenvolvidas no LINSCA (Laboratório de Instrumentação, Sistemas de Controle e Automação) e no laboratório do PET de Engenharia Elétrica do campus.

Um dos trabalhos intitulado "Perimeter Monitoring System Using ZigBee as Result of Using PBL in the Electronic Instrumentation Course" trata um pouco desse tipo de abordagem metodológica baseada em problemas e mostra o desenvolvimento e resultados de um sistema de monitoramento de baixo consumo usando sensores infravermelhos, módulos XBee, uma placa Intel Galileo e um software supervisório desenvolvido para PC com a linguagem LabVIEW. Os demais co-autores deste são Micael Andrade Souza e José Rodolfo M. Costa.

O outro trabalho, com título "Development of Mapping Autonomous Robot for Static Environments with HMI on Android", mostra detalhes de um robô mapeador de ambientes estáticos, que utiliza sensores ultrassônicos e encoders para realizar a detecção de obstáculos ao seu redor e controlar seu deslocamento, procurando evitar colisões. O robô processa os dados lidos, aplicando fórmulas estatísticas aprendidas na disciplina de instrumentação eletrônica. Além disso, também foi desenvolvido um aplicativo para dispositivos Android que se comunica com o robô por Bluetooth. No aplicativo é possível visualizar o mapa bidimensional que vai sendo construído em tempo real, as coordenadas em que o robô se encontra, sua orientação em relação à referência adotada, bem como sua localização no mapa. Os demais coautores deste outro trabalho são: Felipe Porge Xavier, Gabriel Daltro Duarte e Antonio Dutra Dantas de Almeida.

De acordo com Rafael sua participação no evento “foi uma experiência marcante, pois foi possível ter contato com trabalhos de diversas áreas da ciência e engenharia realizados em universidades de outros países, conhecer outros pesquisadores e perceber que temos potencial para desenvolvermos outros artigos interessantes no IFPB. Além disso, a apresentação dos trabalhos tinha que ser em inglês ou espanhol, o que mostrou a importância do estudo complementar de idiomas”.