Você está aqui: Página Inicial > Itaporanga > Notícias > 2023 > 03 > Em seu terceiro dia de rota, Reitoria Itinerante chega ao Campus Itaporanga

Em seu terceiro dia de rota, Reitoria Itinerante chega ao Campus Itaporanga

O novo ciclo do programa colocou gestores, estudantes e servidores no mesmo espaço dialógico.
por Patrícia Nogueira publicado: 30/03/2023 16h11 última modificação: 30/03/2023 16h34

Encerrando o primeiro ciclo de visitas nesta quinta-feira (30), a Reitoria Itinerante chegou ao Campus Itaporanga. A Reitora Mary Roberta, o Pró-Reitor de Ensino Neilor César, e a Pró-Reitora de Assuntos Estudantis, Rivânia Sousa dialogaram sobre os temas mais recorrentes e inquietantes do Campus. As pautas foram previamente escolhidas na fase de planejamento do programa por parte da comunidade acadêmica.

Antes de iniciar as discussões dos temas, houve a apresentação cultural. No turno da manhã, o servidor Jacques e a estudante Livia mostraram seu talento musical.

Os estudantes discutiram sobre a necessidade de presença de um psicólogo; término da estrutura poliesportiva do Campus; aquisição de equipamentos para laboratórios. Já os servidores trataram sobre itens de investimento, auxílio transporte, código de vagas e programa de gestão de desempenho.

Para o Diretor-Geral Ridelson Farias, "o programa desde a sua concepção, quando se propõe a tirar a reitora de seu gabinete e vim até os campi, é muito válido. Será um momento que a direção local e a reitoria irá buscar as melhores alternativas para fazer nossa instituição continuar crescendo". Para fomentar a gestão participativa em âmbito local, Ridelson anunciou que implantará o programa "Café com o Diretor".

A estudante Ana Sofia considerou que a participação e inclusão dos alunos é muito positiva. "Tenho certeza que os pontos debatidos aqui serão colocados em prática e irão melhorar o IFPB ainda mais", disse a estudante do curso de edificações. O aluno Heitor do mesmo curso participou da audiência com diversos questionamentos. "Eu acredito que essa reunião de hoje foi muito importante e continuará sendo. A Reitoria tem muito a agregar na nossa comunidade", comentou Heitor.

O professor Severino Pereira de Sousa Júnior comentou que essa aproximação da gestão com o campus é extremamente importante sobretudo no interior onde há muitas dificuldades. "A gestão estando mais próxima podemos resolver vários problemas proporcionando o crescimento e o desenvolvimento do campus com o apoio da reitora".

"Chegamos no Campus Itaporanga iniciando um novo ciclo de experiência no programa Reitoria Itinerante e trazemos a proposta, assim como a gestão passada, de escutar. Aqui é um momento de exercer um diálogo, escutar. Vamos mostrar o nosso compromisso de nos aproximar da comunidade e oferecer uma visão diferente da que vem do diretor, resolvendo demandas que vão além da sua atuação", disse a Reitora Mary Roberta ao assumir compromissos de gestão com o campus.

Ao longo dos encontros da Reitoria Itinerante os participantes têm acesso a um formulário avaliativo e podem enviar sugestões para o programa. A coordenação do programa, ao final de todas as visitas, organiza um plano de ação e as tarefas são elencadas e divididas aos gestores responsáveis.