Você está aqui: Página Inicial > Itaporanga > Notícias > 2022 > 03 > Primeira turma do Curso de Programação e Robótica inicia suas atividades

Primeira turma do Curso de Programação e Robótica inicia suas atividades

por publicado: 04/04/2022 17h16 última modificação: 04/04/2022 22h28

Teve início hoje (04) pela manhã, no Campus Itaporanga, o curso de Programação e Robótica do projeto de extensão PrograMar no Sertão. Com um total de 16 estudantes, de 12 a 16 anos, a primeira turma teve uma aula inaugural bem produtiva. De forma lúdica, as meninas e os meninos aprenderam, nas lições do dia, os primeiros conceitos sobre programas de computador.

O curso tem por objetivo estimular, em estudantes do Ensino Básico, o interesse e o aprendizado da matemática, lógica e computação. A ementa do curso, com carga horária de 30 horas, é voltada para desenvolvimento do pensamento computacional, uma das competências para a educação do século 21 elencadas pela Unesco.

Além do módulo “Noções de algoritmos e lógica de programação” que começou hoje, o curso terá ainda mais dois: “Programação em blocos com Scratch”; e “Robótica”. Durante o curso, os estudantes terão uma aula semanal no campus, fazendo uso de laboratório de informática para práticas de programação e do Espaço Maker do grupo de pesquisa em Metodologias Ativas Multidisciplinares e Tecnologias Educacionais (MAMUTE).

Após o primeiro ciclo do curso, que deve terminar em maio de 2022, novas turmas serão formadas. Mais estudantes do Vale do Piancó poderão se inscrever e participar gratuitamente. O objetivo do projeto é atender até 400 estudantes do Ensino Fundamental na região até o final do ano.

O projeto PrograMar no Sertão é coordenado pelo professor Douglas Xavier, e foi aprovado pelo Edital IFES 01/2021, do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES), viabilizado com recursos da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec).