Você está aqui: Página Inicial > Itaporanga > Notícias > 2020 > 10 > Projeto de Pesquisa proporciona doação de computador para discente do Campus Itaporanga

O computador, adquirido com recursos do projeto, foi cedido à discente Lívia Vitória do Nascimento Alves, para dar continuidade às atividades do projeto e também participar das Atividades Não presenciais (ANPs) do IFPB.
por publicado: 15/10/2020 11h02 última modificação: 15/10/2020 11h02

O projeto conta com apoio financeiro do IFPB (edital Interconecta 01/2020) e sua equipe é composta por alunos do 1º ano de Informática: Alice dos Santos Araújo Lourenço, Gigliarly Marcelino Gonzaga e Lívia Vitoria do Nascimento Alves. A coordenação e a orientação são, respectivamente, dos Professores de informática Romeryto Lira e Ewerthon Batista. Será desenvolvido um protótipo inicial, baseado nos conceitos de IOT (Internet das coisas) para auxiliar na segurança física e no gerenciamento de acesso, que poderá ser instalado em porta(s) de laboratório(s) e/ou outros ambientes, utilizando o máximo de hardware livre (solução para segurança física), e uma solução de software livre web para se conectar ao hardware. A solução possibilitará o monitoramento desses dispositivos físicos para obtenção de informações relevantes como o estado de aberto ou fechado de uma porta e.g., ou em quais horários o ambiente foi utilizado, visando o menor custo possível, assim podendo ser instalado no âmbito institucional do IFPB, com o objetivo de proteger os ativos de valor como Laboratórios de Informática, Hardware, Química, Biologia, setores administrativos etc. Existe a preocupação em gastar de maneira precavida e ao mesmo tempo manter controle de acesso e proteção de ambientes em vários setores públicos. Os trabalhos iniciaram em julho de 2020 com treinamentos em linhagem de programação, ferramentas e processos de desenvolvimento. Atualmente, o projeto encontra-se na fase de levantamento de requisitos e atividades de planejamento Arquitetural do sistema. Em seguido será criado um sistema Web para se comunicar com o protótipo de Hardware que será preparado para instalação em um dos ambientes com bens de valor do campus. Com recursos do projeto, foi adquirido um computador novo EASYPC INTEL I5 8GB 500 GB LINUX M19, MONITOR LED 19” E SISTEMA OPERACIONAL LINUX. Para continuar desenvolvendo as atividades neste período de pandemia do COVID-19, o PC foi transportado para a residência da discente Lívia Vitória do Nascimento Alves que lhe possibilitará também participar das Atividades Não presenciais (ANPs) do IFPB.