Você está aqui: Página Inicial > Itaporanga > Notícias > 2018 > 05 > Participação em Olimpíada Nacional em História do Brasil

Participação em Olimpíada Nacional em História do Brasil

Estudantes do Campus Itaporanga participam pela primeira vez da Olimpíada Nacional em História do Brasil
por Arley publicado: 31/05/2018 19h16 última modificação: 31/05/2018 19h31

“A Olimpíada de história me proporcionou novas experiências e contribuiu para o surgimento de novos conhecimentos incentivando de forma integrativa, não só a mim, mas também a todo meu grupo, a pesquisar, buscar e juntos encontrar respostas para resolver as questões. Está sendo uma experiência maravilhosa participar da OHNB. ” Foi com estas palavras que a estudante do segundo ano do ensino Médio integrado ao curso técnico em Edificações, Larissa Bastos Juvito, descreveu a sua experiência na ONHB.

Larissa Bastos, junto a 8 outras equipes do campus Itaporanga do IFPB participaram da Olimpíada Nacional de História do Brasil (ONHB). A Olimpíada bateu recorde de participação com 57,5 mil participantes este ano, de todos os estados brasileiros. Após a 1a fase mais de mil equipes de escolas públicas e privadas de todo o Brasil já haviam deixado a competição, enquanto os estudantes do IFPB no Vale do Piancó, junto a outras 13.012 grupos, mantinha todas as suas equipes seguindo no desafio de superarem, acima de tudo, a si mesmas.

Composta por 6 fases realizadas de forma online e uma presencial, a Olimpíada acontece em equipes compostas por 4 pessoas,3 estudantes e o professor de História da instituição, que vencecada fase respondendo as questões num período de 6 dias, depois da pesquisa em bancos de dados, sites educacionais, jornais, artigos acadêmicos, livros e de muita discussão.

No campus Itaporanga, as 9 equipes inscreveram-se orientadas pelo professor Maxsuel Alves e todas permaneceram na competição na 2° fase, que aconteceu entre os dias 14 e 19 de maio deste ano. Encantada com a competição a estudante do 3° ano do Curso técnico em edificações Mayara Cabral, afirma que “Participar da ONHB está sendo uma experiência maravilhosa, proporcionando um conhecer mais amplo, de assuntos que muitas das vezes não tínhamos um conhecimento tão aprofundado. A olimpíada nos faz querer saber mais, buscar novas fontes de conhecimento, nos ensina que não devemos nos prender a algo superficial, mas devemos ir mais fundo, para entendermos não só o tema, mas todo o conteúdo que está por trás dele. Ela veio comouma oportunidade para o aprimoramento dos meus conhecimentos, me instigando o desejo de buscar aprender ainda mais.”

Na segunda feira cedo, as equipes costumam fazer o Download das prova e desafiarem-se nas questões. Seja dividindo tarefas, para coletar, conferir ou eliminar informações que comprometem as sentenças; seja discutindo a respeito da alternativa que melhor responde às perguntas. As equipes fazem muito barulho nos corredores da escola e nos grupos de WhatsApp, enquanto ampliam seu conhecimento de mundo e desenvolvem estratégias de pesquisa, como nos contou José Janiedson Galdino da Silva, estudante do 2° ano do Curso técnico em edificações: “Essa é minha primeira participação na Olimpíada de História, apesar das dificuldades enfrentadas e do pouco tempo disponível, está sendo uma experiência incrível, pois não estou somente colocando meus conhecimentos em prática mas também adquirindo-os, e poder conhecer mais sobre a História do Brasil é muito gratificante, principalmente fatos que muitas vezes são esquecidos pela sociedade. A Olimpíada está nos proporcionando conhecer não só fatos antigos, mas também contemporâneos, fazendo com que nós possamos refletir sobre esses acontecimentos, e saber qual o Brasil que nós queremos deixa para as futuras gerações. Espero que minha equipe possa avançar para as próximas fases, mas sabemos, independente do resultado, que esta Olimpíada nos proporciona conhecimento e aprendizado”.

Por Marlon Tardelly