Você está aqui: Página Inicial > Itaporanga > Notícias > 2017 > 10 > Depressão na Terceira Idade

Depressão na Terceira Idade

Alunos do Projeto de Inclusão Digital/Social do IFPB – Campus Itaporanga tem palestra sobre “Depressão na Terceira Idade”
publicado: 09/10/2017 18h35 última modificação: 09/10/2017 18h56

No dia 28/09/2017, o Ciclo de Prevenção e Promoção à Saúde do Idoso do Programa de Inclusão Digital/Social do Município de Itaporanga/PB, ofertado pelo Instituto Federal da Paraíba – Campus Itaporanga, foi agraciado com a palestra sobre os “Depressão na Terceira Idade”, que ocorreu às 14:00hs no Auditório da 7ª Regional de Ensino.

A palestra foi proferida pela Psicóloga Thayse Grazzielly Paulo de Assis do Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF) / Secretaria Municipal de Saúde (SMS) do município de Itaporanga/PB e iniciou sua fala fazendo uma abordagem sobre o significado do envelhecer, destacando a ação natural do tempo e outras características na vida do ser humano como alteração da aparência física. Apresentou a definição de depressão, sua classificação e explicou como ela age nas modificações do modo de vida, do comportamento e da personalidade de um indivíduo, que se desviam da norma e/ou ocasionam sofrimento e são tidas como expressão de doenças mentais.

A Psicóloga também enfatizou que os principais tratamentos recomendados para pacientes com depressão são os medicamentos, acompanhamento Psicológico e familiar e mudança de hábitos. E destaca ainda que os maiores desafios da terceira idade “é saber lidar com a mudança de hábitos e de rotina. Aceitar o envelhecimento com naturalidade é o caminho, buscando conviver bem com as limitações decorrentes da idade, tais como: movimentos lentos, problemas de memória, perda do tônus muscular, dentre outras, e VALORIZAR o que a fase tem de mais importante diante de todas as outras: A LARGA EXPERIÊNCIA DE TODA UMA VIDA, QUE JAMAIS PODERIA SER DEIXADA DE LADO.

A Senhora Nasaluce Pinto, aluna do Curso FIC de Informática Básica para Terceira idade do Campus Itaporanga, destaca a gravidade da depressão e o curso de informática como suporte, “A Depressa que é uma doença muito grave principalmente no idoso. No nosso caso estamos tomando mais um medicamento que é este curso que é quase um tratamento”.

O NASF e a SAS do município de Itaporanga/PB são grandes parceiros do IFPB Campus Itaporanga, parcerias estas que promovem o acesso à saúde e a uma melhor qualidade de vida do Idoso Itaporanguense, destacou o Coordenador do Projeto de Inclusão Digital/Social do IFPB Campus Itaporanga, Prof. M.Sc Jocênio Marquios Epaminondas.

Texto: Jocênio Marquios Epaminondas