Você está aqui: Página Inicial > Itaporanga > Notícias > 2017 > 09 > Ciclo de Palestras de Prevenção e Promoção à Saúde do Idoso

Noticia

Ciclo de Palestras de Prevenção e Promoção à Saúde do Idoso

Idosos têm oportunidade de adquirir conhecimento sobre métodos de prevenção de diversas doenças
por Arley publicado: 27/09/2017 08h17 última modificação: 27/09/2017 18h11

O Programa de Inclusão Digital/Social do Município de Itaporanga/PB, ofertado pelo Instituto Federal da Paraíba e aprovado pelo edital 17/2017, tem como uma de suas metas, em prol à saúde do idoso do município, a realização do Ciclo de Palestras de Prevenção e Promoção à Saúde do Idoso.

O Ciclo é gratuito e será realizado a partir de parcerias com a Secretaria de Ação Social, Secretaria de Saúde do Município de Itaporanga/PB e empresariado local. Participarão do Evento os alunos do Projeto de Inclusão Digital da Terceira Idade do Campus Itaporanga e dos projetos destinados à terceira Idade da Secretaria Municipal de Assistência Social/Centro de Referência de Assistência Social da cidade. O objetivo é proporcionar aos idosos informações, tirar dúvidas e esclarecer mitos sobre a prevenção, diagnóstico e tratamento de diversas doenças como: como identificar AVC, primeiros socorros, Pressão Alta, Diabetes, Câncer de Próstata, dentre outros.

As palestras serão proferidas por profissionais da Saúde do Município de Itaporanga/PB vinculados à Secretaria de Ação Social sobre a gestão da Secretária Anna Katarina Lima de Galiza e a Secretaria de Ação Social sobre a gestão da Secretária Naura Ney Lima Ferreira de Carvalho, então parceiros do IFPB Campus Itaporanga e das instituições privadas na execução deste evento tão importante para os idosos do município.

Os temas das palestras, com início sempre as 14h no auditório da 7ª Gerência Regional de Ensino, foram sugeridos pelos alunos da Terceira idade do Curso de Informática Básica para Terceira Idade do Campus Itaporanga, confira abaixo os dias das palestras:

- 18/09/2017 -> Como cuidar e proteger sua visão

- 26/09/2017 -> Projetos sociais para a Terceira Idades ofertadas pelos Centro de Referência de Assistência Social – CRAS do município de Itaporanga/PB

- 28/09/2017 -> Depressão na Terceira Idade

- 06/10/2017 -> Câncer de Mama (Outubro Rosa)

- 18/10/2017 -> Direitos do Idoso (Esta palestra será ministrada pelo Drº Luiz Gonzaga Gomes, renomado advogado do município de Itaporanga/PB e aluno do Curso de Informática Básica para Terceira idade)

- 17/11/2017 -> Câncer de Próstata (Novembro Azul)

- 27/11/2017 -> Hipertensão e alimentação Saudável na Melhor Idade

Nesta primeira etapa iniciada em 18/09/2017, o evento contou com a Palestra do Srº João Mário, Gerente da Filial das Óticas Ouro no Município de Itaporanga/PB, no qual fez uma explanação sobre “Como cuidar e proteger sua visão”, apresentando exemplos de situações do cotidiano, esclareceu dúvidas diversas e orientou como os alunos do Projeto de Inclusão Digital/Social da Terceira Idade devem cuidar de sua visão, inclusive alertando sobre a periodicidade de realização de exames oftalmológicos e limpeza das lentes de seus óculos. O mesmo também destaca o diferencial de sua empresa perante o Vale do Piancó "O Atendimento é o nosso diferencial, a fim de trazer o esclarecimento sobre as doenças oculares ocasionadas pelo fator da tendência do Glaucoma, Pterígio e Catarata, provocada pela exposição excessiva à Radiação Ultra Violeta (UV).

Ao final de sua fala o mesmo ofertou duas consultas oftalmológicas totalmente gratuita para os idosos. As sortudas do sorteio das consultas foram as alunas Maria Odeilde Tolentino Lima e Maria das Graças Soares.

O Coordenador do Programa de Inclusão Digital/Social da Terceira Idade do Campus Itaporanga, Prof. M.Sc Jocênio Marquios Epaminondas, destaca que “o envolvimento dos órgãos municipais e da comunidade vem trazendo grandes parcerias em pró ao público da Terceira idade” e destaca a importância do IFPB como idealizador deste projeto vem proporcionando inúmeros benefícios, que envolvem a sociabilidade, o desenvolvimento cognitivo e afetivo do indivíduo idoso, contribuindo assim para um envelhecer mais saudável.

--

Texto:  Jocênio Marquios Epaminondas

registrado em: