Você está aqui: Página Inicial > Itaporanga > Notícias > 2017 > 08 > Matemática e Caça ao Tesouro: muita empolgação e aprendizado marcam início do 3º bimestre

A caça ao tesouro aplicou elementos dos jogos em ambientes escolares
por Jocênio M Epaminondas publicado: 10/08/2017 19h07 última modificação: 14/08/2017 14h14

Na última sexta-feira, dia 4 de agosto, as turmas de 1º ano do Curso Técnico Integrado em Edificações do Campus Itaporanga realizaram uma emocionante busca ao tesouro. A atividade tinha como principal finalidade introduzir o conteúdo de função quadrática por meio de uma abordagem histórica, resgatando as contribuições de inúmeras civilizações para a evolução da Matemática através dos tempos.

A caça ao tesouro aplicou elementos dos jogos em ambientes escolares e envolveu habilidades como o engajamento, colaboração, estratégia, concentração e persistência, despertando a motivação, a curiosidade, o desafio e assegurando o feedback para as turmas.

Os alunos, que se dividiram em grupos, aprovaram a novidade e reconheceram sua importância. O Grupo 1 declarou: “Com essa atividade, aprendemos a ver o outro lado da Matemática, aquele em que interagimos e aprendemos brincando. A mistura de disciplina e competição tornou a aprendizagem muito mais divertida.” O relato do Grupo 2 segue a mesma linha: “Na caça ao tesouro, exercemos agilidade, coletividade e ajudamos uns aos outros. Aprendemos sobre a contribuição de vários matemáticos e como podemos utilizar a função quadrática de forma divertida e interessante.”

O professor de Matemática do Campus, Marlon Tardelly Cavalcante, afirma que esse tipo de atividade promove a integração entre os alunos e instiga o cérebro através do desafio constante. “Afinal, a sociedade passa por grandes mudanças e a escola precisa explorar novas abordagens de ensino, que tornem os ambientes educativos mais atrativos e estimulantes”, finaliza.

--- Texto e Imagens: Marlon Tardelly Cavalcante

--- Revisão: Ramon Brasileiro