Você está aqui: Página Inicial > Itaporanga > Notícias > 2017 > 06 > Gestores da área de ensino participam de capacitação em João Pessoa

Gestores da área de ensino participam de capacitação em João Pessoa

Evento reuniu diretores de ensino, coordenadores de cursos técnicos e licenciaturas e coordenadores pedagógicos para debater mudanças na área do ensino
por Arley publicado: 16/06/2017 19h27 última modificação: 16/06/2017 19h43

Os gestores do campus Itaporanga da área de ensino, professora Maria Clerya Alvino Leite (diretora de ensino), professor Severino Pereira (coordenador do Curso Técnico em Edificações Integrado ao Ensino Médio) e o técnico em assuntos educacionais Manoel Ferraz da Silva Filho (coordenador pedagógico substituto) participaram do II Encontro de Gestores Relacionados a Cursos Técnicos e Licenciaturas do IFPB. O evento ocorreu nos dias 12, 13 e 14 deste mês, no Auditório da Sede da Reitoria (Ed. Coriolano de Medeiros, av. João da Mata, 256, Jaguaribe, João Pessoa/PB), para debater as mudanças atuais que vêm ocorrendo na área de ensino no país.

Os principais temas abordados durante a capacitação foram as alterações na Lei de Diretrizes e Bases da Educação, as expectativas da nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o processo de elaboração das Diretrizes da Educação Profissional Técnica de Nível Médio no âmbito do IFPB. Também foram discutidos assuntos internos do Instituto, como o mapeamento das atividades docentes e documentos pedagógicos da Instituição (Conselhos de Classe, Núcleos de Aprendizagem, Progressão Parcial, Regulamento Disciplinar e Conselho Disciplinar).

Durante as discussões do evento, recomendou-se que, ao longo do semestre 2017.2, os gestores realizem debates nos seus campi de origem sobre a reforma do Ensino Médio, de forma a dialogar com os professores quanto às principais alterações da Lei e o planejamento do processo de implementação. O novo modelo de Ensino Médio depende ainda da BNCC, que está em elaboração e tem previsão de homologação no segundo semestre de 2017. A BNCC será obrigatória e irá nortear os currículos das escolas de Ensino Médio.

Texto: Maria Clerya

Revisão: Ramon Brasileiro