Você está aqui: Página Inicial > Itaporanga > Notícias > 2017 > 06 > Diretor do campus tem livro lançado pela Editora IFPB

Diretor do campus tem livro lançado pela Editora IFPB

Publicação contempla experiências desenvolvidas pela área de geoprocessamento
por Jocênio M Epaminondas publicado: 19/06/2017 09h03 última modificação: 04/07/2017 16h58

A Editora IFPB lançou na última sexta-feira (09), no auditório do Edifício Coriolano de Medeiros, três novas publicações on-line nas áreas de Arquitetura, Engenharia Civil e Geoprocessamento. Este último, intitulado “Geoprocessamento Aplicado: Contexto Multidisciplinar”, é um livro idealizado pela área do CST em Geoprocessamento, cujos organizadores são os professores Ridelson Farias e Ermano Cavalcante.

Segundo Ridelson, professor da área de geoprocessamento e atual diretor do Campus Itaporanga, dos treze capítulos da publicação, onze trazem uma amostra de trabalhos de graduação de alunos do curso de Tecnologia em Geoprocessamento do Campus João Pessoa, frutos de pesquisas de iniciação científica, com abrangência pluridisciplinar. Outros dois capítulos da obra compreendem trabalhos desenvolvidos por outros servidores do IFPB.

Ridelson, que também é autor de um capítulo da obra, esteve na cerimônia de lançamento e agradeceu à Pró-reitora de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação, Francilda Araújo; ao Diretor da Editora IFPB, Danilo Régis; e a todos os autores dos demais capítulos pelo apoio concedido durante todo o processo de construção e organização do livro.

Referindo-se principalmente aos alunos do curso que estavam na plateia, o professor disse que o trabalho é uma conquista de toda a comunidade do CST em Geoprocessamento, reconhecendo o papel fundamental dos discentes bolsistas envolvidos no processo. Enalteceu a importância da dedicação aos estudos, frisando que o livro tem conteúdos desenvolvidos por discentes bolsistas de iniciação científica, o que demonstra o compromisso da Instituição com o segmento. “Uma etapa importante na formação do discente é o envolvimento com as atividades de pesquisa, as quais, posteriormente, podem ser publicadas nos vários meios (anais de eventos, periódicos, livros, dentre outros), concluiu Ridelson.

Também estiveram presentes à sessão de lançamento do livro os professores Ermano Cavalcante, Carlos Lamarque, Michele Beppler e Diego Valdevino, todos autores de capítulos e professores do CST em Geoprocessamento.

Link para download do livro: http://editora.ifpb.edu.br/index.php/ifpb/catalog/book/80

-- Texto: Ridelson Farias

-- Revisão: Ramon Brasileiro