Você está aqui: Página Inicial > Itaporanga > Notícias > 2017 > 06 > Convite à comunidade para visitar exposição de arte

Convite à comunidade para visitar exposição de arte

Exposição "Quadro vivo – foto encenada" encontra-se à mostra na unidade Vila Mocó
por Arley publicado: 02/06/2017 06h57 última modificação: 14/06/2017 15h20

O Campus Itaporanga do Instituto Federal da Paraíba (IFPB) convida toda a comunidade para visitar a exposição de Arte Quadro vivo – foto encenada, realizada pelos alunos.

A exposição é o resultado de um projeto realizado com os alunos do 1° ano dos turnos da manhã e da tarde como conclusão da segunda nota do 1° bimestre na disciplina Arte.

Neste trabalho, os alunos realizaram uma pesquisa sobre vida e obra de nomes pertencentes às vanguardas artísticas. Quadro vivo – foto encenada foi uma releitura das obras estudadas e propôs um processo de recriação interna, ampliando a possibilidade dos alunos de produzir e atribuir sentido à arte. Nessa perspectiva, o projeto procurou apontar contextos significativos para os aprendizes tecerem suas redes de significações, fazendo-os viver a experiência e construírem signos internos na busca de compreender conceitos, processos e valores.

Dar acesso à produção artística e à cultura, bem como proporcionar a leitura e a interpretação da arte, produzindo e ressignificando sentidos ao instaurar uma sintonia pessoal com aqueles que olham as imagens, também se tornaram objetivos do projeto com essa exposição. Esta é, afinal, uma das principais metas da arte: oportunizar um novo olhar sobre as coisas, registrar sua passagem no tempo e humanizá-las, através do gesto ou das escolhas, desbanalizá-las, conferir valor a um universo carente de valores.

Texto e imagens: Ana Cristina

Revisão: Ramon Brasileiro