Você está aqui: Página Inicial > Itaporanga > Notícias > 2017 > 05 > Campus Itaporanga receberá uma estação meteorológica automática – AUT

Campus Itaporanga receberá uma estação meteorológica automática – AUT

Acordo de Cooperação Técnica permitirá cobrir um vazio de monitoramento meteorológico no Estado da PB
por Arley publicado: 24/05/2017 09h47 última modificação: 26/05/2017 12h16

Desde o ano de 2015, o IFPB vem mantendo diálogo com o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), no sentido de viabilizar a instalação de uma Estação Meteorológica Automática na área do campus Itaporanga.

Neste sentido, o Diretor Geral do campus Itaporanga, professor Ridelson Farias, recebeu, na tarde de hoje (22/05/2017), o coordenador do INMET, Raimundo Jaildo, o qual veio à Itaporanga para conhecer o local disponibilizado pela Instituição para a instalação do referido empreendimento. Na oportunidade, também esteve presente o prefeito do município de Itaporanga, o Sr. Divaldo Dantas, parceiro que viabilizará, conforme acordo com os referidos Institutos, a construção da estrutura (cercado) que receberá os equipamentos meteorológicos.

Os três parceiros (IFPB, INMET e Prefeitura) se reuniram para discutir sobre o local, a construção do cercado da AUT, como também sobre o Acordo de Cooperação Técnica - ACT.

Raimundo Jaildo dos Anjos, coordena o 3° DISME (Distrito de Meteorologia), sediado em Recife, que jurisdiciona os Estados do Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Alagoas. Segundo Raimundo, sua jurisdição conta com aproximadamente 120 estações e agora, por meio da parceria com o IFPB, Itaporanga receberá uma delas, o que deverá cobrir um vazio de monitoramento meteorológico no Estado.

O IFPB disponibilizou a área que atendeu as diretrizes do INMET, a prefeitura se responsabilizou pela construção do cercado e de acordo com o coordenador do INMET no segundo semestre os equipamentos serão instalados.

Segundo o professor Ridelson, a instalação da AUT viabilizará o “nascimento” de um componente de extrema importância para a região do vale do Piancó: a coleta e a disponibilização de dados meteorológicos que serão utilizados para monitoramento do tempo e para pesquisas.

O Coordenador do INMET frisou que a estação além de dotar a região com dados meteorológicos, também ajudará na celeridade da liberação de recursos ligados ao seguro safra.