Você está aqui: Página Inicial > Itaporanga > Notícias > 2017 > 05 > Campeonato de Raciocínio lógico-matemático

Campeonato de Raciocínio lógico-matemático

Competição ocorreu nos dias 04 e 05 de maio em alusão ao Dia Nacional da Matemática
por Arley publicado: 08/05/2017 08h33 última modificação: 08/05/2017 08h34

O dia nacional da Matemática é comemorado no dia 06 de maio e celebra o nascimento do professor, escritor e matemático Malba Tahan, que é reconhecido internacionalmente por suas obras, dentre elas: O homem que calculava e Matemática divertida e curiosa. Assim sendo, essa data objetiva estimular o aprendizado da Matemática através de atividades lúdicas, divertidas e que propicie aos alunos o desenvolvimento de um senso crítico reflexivo a respeito da evolução da Matemática ao longo dos tempos.

Nessa perspectiva, o professor de Matemática do campus promoveu um campeonato de raciocínio lógico-matemático associado a teoria da gamification que “usa a mecânica dos jogos, como desafios, recompensas, rankings, engajamento, motivação, feedback, dentre outras, o que favorece ao desenvolvimento de práticas em que os alunos sintam-se motivados para participar e, assim aprender Matemática com estratégias diversificadas.

Na fala dos alunos é perceptível que os resultados são motivadores, onde os mesmos destacam que “gostamos muito da atividade, pois trabalha com a mente do aluno e reforça a integração em grupo de uma forma divertida e, assim passamos a gostar mais da disciplina”. Outro grupo de alunos enfatizam que “esse tipo de atividade abriu um mundo que não conhecíamos da Matemática e, mesmo alguns componentes do grupo não tendo tanto domínio da Matemática, ficou fácil resolver os desafios devido ao hábito de jogarmos com frequência e, assim adquirimos um raciocínio prático e acelerado.

Por fim, o professor Marlon Tardelly Morais Cavalcante esclarece que atividades como estas contribuem para a construção do conhecimento matemático, tendo em vista que a empolgação em resolver os desafios de forma dinâmica e colaborativa é um ponto crucial nesse contexto. Finalmente, o raciocínio lógico propicia uma ginástica cerebral, o que pode resultar em melhores desempenhos.

Texto e imagens: Marlon Tardelly