Você está aqui: Página Inicial > Itaporanga > Notícias > 2016 > 11 > Docentes participam de capacitação em Topografia

Noticia

Docentes participam de capacitação em Topografia

Qualificação dos profissionais para execução das atividades práticas e de campo em 2017
publicado: 13/11/2016 17h35 última modificação: 29/11/2016 13h12

Com o objetivo de qualificação dos profissionais para execução das atividades práticas e de campo que serão realizadas, a partir de 2017, com os alunos de Topografia do Curso Técnico em Edificações, o Campus Itaporanga realizou um curso de capacitação em Topografia para os docentes Severino Pereira, Renan Lucena e Fábio Cunha. O curso envolve realização de levantamento topográfico planialtimétrico, utilização de nível topográfico, estação total e software DataGeosis Office.

Atividades desenvolvidas

Abordagem teórica de Topografia básica: conceitos, equipamentos e tipos de levantamentos topográficos

Inicialmente, realizou-se uma revisão dos conceitos básicos sobre o sistema de coordenadas, relações trigonométricas, medição de distâncias, medições de direções e orientação. Foram utilizados vários equipamentos, como trena, mira, balisa etc., além daqueles que auxiliam no levantamento planialtimétrico, nível topográfico e estação total.

Uso do nível topográfico

Realizou-se um levantamento planimétrico com o nível topográfico e equipamentos auxiliares, como balsas e miras.

Uso da estação total

Em campo, fez-se um levantamento planialtimétrico com a estação total, tornando-se possível a observação das nuances do terreno, diferenças de nível, área e localização de pontos de detalhe, dados que posteriormente foram tratados no software DataGeosis Office.

registrado em: