Você está aqui: Página Inicial > Itaporanga > Notícias > 2016 > 08 > Visita técnica à empresa têxtil do município

Visita técnica à empresa têxtil do município

Alunos do IFPB estiveram na fábrica da Itatex para atuação em projeto de pesquisa.
por Arley Willer publicado: 17/08/2016 10h54 última modificação: 18/08/2016 14h10

No dia 11 de agosto do corrente ano, os alunos bolsistas do projeto de pesquisa aprovado no edital 28/2016: “Descarte limpo de resíduos sólidos originários da cadeia Têxtil do município de Itaporanga/PB visando a proteção ambiental”, José Hilton Paz de Souza e Francis Naiara Pereira Barreiro, juntamente com a Pedagoga Anaíze Anália de Oliveira, participante como voluntária, e o professor e Engenheiro Têxtil, Franklin Medeiros Galvão, orientador dos referidos discentes, fizeram a primeira visita a uma empresa Têxtil do município de Itaporanga.

O principal objetivo é estudar o controle, manuseio e destino dos resíduos sólidos de uma indústria têxtil, analisando os processos produtivos, aplicando conceitos de sustentabilidade e conscientizando as pessoas envolvidas nesta dinâmica no intuito de minimizar os impactos ambientais que poderão ser causados por esses descartes se forem destinados de forma incorreta.

O segmento têxtil é uma atividade de grande importância para a região do Vale do Piancó e especialmente para a cidade de Itaporanga-PB. Embora promova o desenvolvimento econômico e social, a atividade têxtil comporta-se como uma geradora de impactos ambientais, seja pelo consumo de recursos naturais ou pela geração de resíduos sólidos, que quando destinados incorretamente causam ameaças ao meio ambiente.

A maior parte das atividades da pesquisa será nas instalações da ITATEX, uma das principais empresas do ramo têxtil da região, por meio de um cronograma de visitas técnicas planejadas. A ITATEX, em parceria com o IFPB, servirá como laboratório para desenvolver a pesquisa. Ela está instalada numa área de 8.000 m2 e emprega cerca de 300 funcionários, sendo pioneira na área de fiação e tecelagem. Panos de prato e de chão, toalhas e flanelas são alguns dos seus principais produtos. Atualmente é uma referência na região com relação à organização, produtividade e qualidade.

Por outro lado, através desse trabalho, os discentes terão conhecimento quanto aos processos de manufatura de uma empresa têxtil, algumas noções sobre planejamento e controles produtivos e também aspectos legais do descarte de resíduos provenientes desse processo. Também adquirirão capacidade para tratar as questões ambientais com mais senso crítico, tornando-se cidadãos mais conscientes.